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Imane Ayissi: Surrealismo e Revolução Estética

Imane Ayissi é um designer e dançarino camaronês, que honra sua história e identidade ao misturar elementos do balé e cultura africana em sua coleção.

A fusão de culturas e artes para Imane Ayissi

Imane Ayissi misturou elementos de balé e cultura africana em sua coleção, na Semana da Alta Costura. Isso porque, o artista infunde uma parte de si mesmo em cada uma das peça, criando uma marca única e repleta de personalidade.

Desfile da coleção (Reprodução/Instagram)

Uma Moda com Propósito

Em entrevista ao Madame Figaro Paris, ele diz: “Tecidos que são políticos, também que os questionam e mostram porque é que os países africanos devem ter em conta que a moda não é um simples espetáculo, não é uma brincadeira“.

(Foto: Reprodução/Instagram)

Ayissi utiliza ráfia, uma matéria-prima rústica, e tecelagens tradicionais. Sua escolha de materiais têm, também, um proposito ecológico, mas o lado histórico e politico se apresenta mesmo nas modelagens elegantes que remetem à realeza.

(Foto: Reprodução/Instagram)

Quando falamos de moda, é uma instituição francesa que foi criada na época da corte dos reis. nós sabemos. às vezes, os africanos preferem comprar o que vem de outro lugar quando lá há talentos que podemos encorajar”, afirma.

(Foto: Reprodução/Instagram)
(Foto: Reprodução/Instagram)

Uma Trajetória de Conquistas

Em 2020, Imane Ayissi fez história ao se tornar, então, o primeiro designer da África Subsariana a apresentar seu trabalho na Semana de Moda de Alta Costura de Paris. Ayissi chegou à França nos anos 90 e trabalhou como modelo para marcas renomadas como Dior, Lanvin e Yves Saint Laurent. Autodidata, ele aprendeu os princípios da alta costura e lançou sua marca homônima em 2001.

(Vídeo: Reprodução/Instagram)

Seu trabalho é um testemunho de sua dedicação e visão, conferindo-lhe uma posição única na alta costura global. São mais de trinta anos de trabalho por trás disso e Ayissi continua a prometer muito mais para o futuro.

Escrito por: Dandara Pio das Mercês | Editado por: Letícia Virgínia

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