Fubangacore e as tendências maximalistas dos anos 2000
O Fubangacore é um estilo que traz o maximalismo de volta às cenas, com animal print, mix de acessórios e sapatos de salto alto
Recentemente, redes sociais como TikTok e Instagram foram dominadas pela “Clean Girl Aesthetic”, que consiste em visuais discretos e minimalistas. Entretanto, as últimas semanas trouxeram algo novo para as mídias, em que a ideia de “quanto mais, melhor” pauta a formação dos looks – o fubangacore. O estilo resgata elementos dos anos 2000/2010, como cintos, estampas com animal print, jeans skinny, calça flare, óculos escuros de armação grande, regatas coladinhas, entre outros elementos.
Nessa tendência, visuais que eram até então considerados “bregas”, ganham destaque por sua autenticidade e ousadia. Isso se dá pelo maximalismo intrínseco do fubangacore, em que não há limites para compor o look. Misturar estampas, caprichar nos acessórios e usar sapatos com saltos bem altos e marcantes, são apenas as bases de tudo que se pode explorar nessa linha de moda.
Piriguete?
O fubangacore é característico também pelo foco na sensualidade dos visuais. Caimentos curtos e justos são bem-vindos nesse caso, traço que é visto por alguns como definição de “piriguete” ou de “vulgaridade”. Todavia, é neste ponto que está a singularidade do estilo fubanga – não existe vergonha em ser sexy dessa forma.
As passarelas das grandes grifes tendem a apresentar o conceito de erótico através de transparência, renda e uso de cores sóbrias. No caso das “fubangas”, essa impressão se dá de forma diferente, em que a confiança é o principal acessório para o outfit.
A tiktoker Laura Seraphim, por exemplo, viralizou em suas mídias com seus recentes visuais. Através de sobreposições de regata em sutiãs chamativos, brincos maxi argolas, bolsas de couro com alças de corrente, calças jeans flare e plataformas, a influencer ganhou o gosto do público fashion. Seus posts são carregados de comentários elogiando a recente mudança da jovem, que ao se encontrar no estilo fubanga, conquistou seu espaço no mundo da moda.
Como trazer o fubangacore para o dia a dia?
Para trazer o fubangacore para o cotidiano, uma boa estratégia é começar pelas sandálias tamanco, que, além de confortáveis, têm o charme característico da tendência. Esse tipo de calçado combina facilmente com diferentes peças, como uma mini saia jeans ou até mesmo um jeans skinny. Além disso, outro item que não pode faltar são os óculos de sol grandes, clássicos do maximalismo.
Em seguida, os acessórios também desempenham um papel fundamental nesse estilo. Ao optar por maxi colares, argolas douradas e muitas pulseiras de miçangas e pingentes, é possível adicionar personalidade ao look. Portanto, a ideia é brincar com camadas e texturas.
Por fim, uma dica para quem deseja abraçar o fubangacore é arriscar uma leve exposição do sutiã, através de ucom blusas cropped ou vestidos que tenham recortes estratégicos. Assim, ao combinar essa proposta com jeans flare e sapatos de salto, o resultado é um look que mistura nostalgia e elegância.
Escrito por: Mariana do Patrocínio de Souza | Editado por: Letícia Virgínia