Tendências

Do Caribe para o Mundo: LEBLANCSTUDIOS Apresenta Moda de Impacto na NYFW

A LEBLANCSTUDIOS teve o seu desfile com a coleção Outono/Inverno 2025 para a Semana de Moda de Nova York (NYFW) na última sexta-feira (07/02). A coleção se chama “Dinheiro de Outras Pessoas” (Other People’s Money, em tradução livre). O desfile apresentou peças que combinam, assim, influências caribenhas com a tendência contemporânea do minimalismo, o que reflete a identidade cultural da marca e sua visão inovadora. Essa coleção mescla originalidade e, ao mesmo tempo, também possui a habilidade de combinar tradição e modernidade de maneira harmoniosa.

Histórico da Marca e Figurino Apresentado no Desfile

A marca caribenha, fundada em 2014 por Ângelo Beato e Yamil Arbaje, é originária de Santo Domingo, na República Dominicana. Assim, eles trazem influências culturais locais de suas raízes ancestrais, nos quais oferecem produtos exclusivos e de alta qualidade para seus clientes. 

Algumas das roupas vistas no desfile incluem um sobretudo azul escuro com um cinto fino amarelo no meio e uma boina vermelha. As roupas por baixo do sobretudo são duas camisas amarelas (uma num tom mais forte, e outra num tom mais claro), calça de alfaiataria azul-escuro na mesma tonalidade do sobretudo. O look é complementado por uma bolsa verde-escuro e um sapato fechado marrom com um solado verde.

Também foram apresentadas uma calça de moletom cinza, com um casaco de moletom amarrado na cintura, uma camisa bege de manga comprida de tricô, com gola vermelha, uma camisa amarelo mostarda. Além disso, uma bandana vermelha por cima de um boné preto. Podemos observar também um conjunto de alfaiataria marrom com uma camisa verde clara de manga comprida por baixo, uma boina verde-escuro e um sapato fechado preto. 

Raízes Culturais

É interessante notar que essas composições possuem um tom mais neutro, com pontos de cores que se destacam, como o vermelho ou o verde-escuro, o que traz uma aura navy e de contestação, principalmente pelo último figurino descrito, cujo modelo negro está vestindo. Portanto, notamos uma  referência ao movimento dos Panteras Negras, além da diversidade de modelos na passarela, com modelos negros, asiáticos e mulheres.

Ademais, também podemos reparar nas vestimentas que mesclam tons de amarelo mais forte e mais claro, casacos marrons, calça jeans, camisa que mistura o vermelho com o marrom. Por outro lado, verificamos um look com alto constraste de sobretudo e calça preta com camisa amarela por baixo, sapato fechado preto, uma pasta de couro e uma boina verde-escuro, look de casaco, calça e boina azul-escuro com camisa marrom por baixo.

Da mesma forma, aparecem roupas com estampa verde e marrom que remetem ao fardamento militar, além da calça jeans. Um cachecol amarelo com um símbolo da Federação de Mulheres Cubanas, também se destaca, no qual o modelo que desfila com esse cachecol está com o punho cerrado (o que também é observado em outros modelos negros), o que mais uma vez enfatiza o posicionamento da marca.

Referência Cinematográfica

Looks com gorro ou boina vermelha lembram o figurino do filme A Vida Marinha com Steve Zissou (2004, Dir: Wes Anderson), cuja figurinista é Milena Canonero. Isso porque, como as vestimentas do filme transmitem uma sensação de fardamento aquático — com macacão azul, camisa de manga curta azul com a identificação do personagem, calça azul bebê, gorro vermelho e camisa verde num tom lavado —, elas possuem relação com a coleção da marca.

A participação da LEBLANCSTUDIOS na Semana de Moda de Nova York sinaliza um passo significativo em sua trajetória. Ela consolida sua posição como uma marca emergente de destaque no cenário internacional da moda. Sua presença na NYFW demonstra o reconhecimento crescente de seu trabalho e o impacto que está causando na indústria da moda.

Escrito por: Jarina Milena | Editado por: Flavia Cavalcante

Redatora, Cientista Social e Fotógrafa gótica que ama escrever, criar e estar antenada no mundo da moda, cinema e afins. Moda é comunicação, expressão e vinculação social, portanto amo utilizá-la como uma ferramenta para mostrar como estou me sentindo no dia, com senso crítico e questionamentos. Ama um sorvete de casquinha mista, viajar e sair da rotina quando possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *