Desfile de moda com modelos na passarela.
Arte,  Comportamento,  Desfiles,  Lançamentos,  Moda

Desfile Moda, Arte & Ofício pulsa paixão e arte mineira

Mostrando que a moda mais bela é aquela que arde o peito, desfile exibiu criações de 47 estilistas mineiros

No último domingo (20), Belo Horizonte foi palco de mais uma celebração da moda mineira com o desfile “Moda, Arte & Ofício”, realizado na Serraria Souza Pinto. O evento, parte do projeto Passarela Liberdade da A.Criem – Associação de Criadores e Estilistas de Minas Gerais, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) e a Codemge, contou com a participação de 47 estilistas, incluindo oito novos talentos que apresentaram coleções autorais repletas de sentimento e personalidade.

A proposta central do desfile foi a autoralidade, destacando a estética manual por meio de criações que misturam moda e artes, além do trabalho movido pela paixão dos estilistas pelo seu ofício.

Desfile e novos talentos

O desfile começou com um espetáculo de tons vibrantes. O vermelho incendiou a passarela, com camadas que iam de vinhos intensos a castanho-avermelhado. Com um toque de “Couture Artistry”, essa abertura foi ideal para revelar a habilidade artística dos estilistas e o artesanato que se seguiu.

Desfile Moda, Arte & Ofício. (Foto: Una/Carla Oberhofer).
Modelo desfila no Moda, Arte & Ofício.
Bárbara Penido/Ateliê Batô | Desfile. (Foto: Una/Carla Oberhofer).

Em seguida, a paleta se ampliou com nuances de laranja, tons neutros como bege e gelo, e toques metálicos em dourado e prata. Sob a direção criativa de Giovanni Frasson, as peças irradiaram ardência e desejo, equilibrando o tradicional e o contemporâneo.

Modelo desfila no Moda, Arte & Ofício.
Bárbara Penido/Ateliê Batô | Desfile. (Foto: Una/Carla Oberhofer).
Modelo desfila no Moda, Arte & Ofício.
Desfile Moda, Arte & Ofício. (Foto: Una/Carla Oberhofer).
Modelo desfila no Moda, Arte & Ofício.
Bia Pereira/Refeito | Desfile. (Foto: Una/Carla Oberhofer).

Vestidos, calças e conjuntos foram os principais destaques do desfile, que mesclou texturas e tecidos em um jogo artesanal de elegância e criatividade. Além disso, entre os destaques, os oito novos talentos foram introduzidos à passarela, trazendo um novo olhar para o futuro da moda de Minas. Marina Barcellos e Vitória Jacob (Fumec), Bárbara Bato e Pedro Café (Una), Rayenne Ribeiro e Leticia Loiola (UFMG), Pedro Bicalho e Thaís Fernandes (UEMG) estrearam oficialmente, apresentando criações que refletiam suas autenticidades.

Passarela da paixão

Modelo desfila no Moda, Arte & Ofício.
Jaqueta vinho com bordados monocromáticos. (Foto: Una/Carla Oberhofer).

Pedro Café, um dos talentos em destaque nesta edição, iluminou a passarela com um conjunto de jaqueta bordada monocromática e calça de veludo jacquard em tom vinho. “Minhas ideias iniciais focaram em um look amplo e imponente, explorando o artesanal, especialmente o bordado, inspirado no altar esculpido por Aleijadinho na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, em Nova Lima, minha cidade natal. Escolhi o vinho como cor principal, pois simboliza a paixão, que considero o combustível essencial para a criatividade — não se cria sem paixão”, explica.

Pedro afirma que estar no setlist desta edição foi uma grande oportunidade. “Este desfile foi uma experiência incrível e uma chance única para mostrar a essência da minha marca. Foi, sobretudo, uma honra estar ao lado de grandes nomes da moda mineira e de novos talentos com trabalhos riquíssimos”, diz o designer.

Modelo desfila no Moda, Arte & Ofício.
Pedro Café | Desfile. (Foto: Una/Carla Oberhofer).

Veja também: Pierro inaugura loja física no Mercado Novo de BH!

Economia criativa 

O projeto Passarela Liberdade continua a celebrar a moda em Minas, conectando o trabalho de estilistas com o mercado nacional. Além disso, uma moda que não é só moda, mas também arte, indústria, emprego e renda. Esta edição, em suma, foi marcada pela elegância e pela pluralidade de técnicas que evidenciam a riqueza do saber fazer mineiro. O desfile “Moda, Arte & Ofício” reafirma Belo Horizonte como um reduto de oportunidades, onde moda, cultura e arte se encontram em uma fusão harmoniosa.

O evento, sobretudo, foi um sucesso destacando a força criativa e a paixão de estilistas já consolidados e abrindo espaço para novos nomes que prometem marcar a moda mineira nos próximos anos.

Escrito por: KEV | Editado porFlávia Pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *