Lábios no inverno: hábitos para prevenir o ressecamento
Os lábios merecem ser hidratados em todas as épocas do ano, mas no inverno, você precisa caprichar ainda mais nessa hidratação. Confira algumas dicas de como cuidar dos lábios no inverno e mantê-los saudáveis:
A estação mais fria do ano chegou. O inverno já deu as caras por aqui. Você provavelmente já tirou os casacos do armário para se aquecer, mas lembrou de hidratar os lábios? Aliás, o hábito de cuidar dos lábios no inverno deve ser mantido em todas as outras épocas do ano. Assim, a hidratação é contínua, e tende a evitar que as temidas rachaduras surjam, deixando os lábios machucados, ou com aspecto desagradável e feio.
O inverno e as baixas temperaturas
No clima frio, com as temperaturas mais baixas, a umidade também tende a diminuir. Além disso, as pessoas costumam tomar banhos em temperaturas mais quentes, e ingerir menos líquidos. Dessa forma, esse combo acaba proporcionando maior exposição dos lábios aos ambientes mais secos, dificultando a hidratação. A saliva, que muitos acreditam facilitar a cicatrização labial, é um fator que dificulta a regeneração da pele dos lábios.
Pensando nisso, o Fashionlismo separou um guia com as principais dúvidas e dicas de como cuidar dos lábios no inverno. Sendo assim, vai protegê-los não só do ressecamento e das temidas pelinhas, mas de possíveis machucados, e até mesmo, de problemas mais sérios. Veja mais detalhes a seguir.
O que você vai encontrar por aqui:
- Não é só uma pelinha: o seu lábio pode estar ressecado!
- Lábios ressecados ou rachados, tem diferença?
- Hábitos para você evitar se não quiser os lábios ressecados no inverno
- Qual melhor hidratante labial para cuidar dos lábios no inverno?
- Para quem é importante a hidratação dos lábios?
Siga as dicas para ter lábios bonitos, hidratados e saudáveis!
Esperamos que goste do conteúdo. Aproveite a leitura!
- Você também vai gostar de ler: Casacos: 5 modelos para usar e abusar no inverno
1. Não é só uma pelinha: o seu lábio pode estar ressecado!
Uma pelinha começou a soltar do lábio e você já quis puxar: quem nunca passou por isso? Difícil, não é mesmo?! Mas, o que pode estar por trás do ressecamento dos lábios? Antes de mais nada, é preciso entender que diversos fatores podem contribuir para essa situação, dentre eles o tempo mais frio e seco, a baixa ingestão de líquidos, e até mesmo falta de vitaminas ou algum medicamento de uso contínuo. Como a pele dos lábios é fina, os sintomas podem ser logo percebidos.
Saiba mais detalhes sobre as possíveis causas do ressecamento labial:
Clima seco e baixa umidade do ar
As baixas temperaturas, como no inverno, tendem a aumentar o ressecamento dos lábios, já que as pessoas também costumam apresentar alguns problemas respiratórios e alérgicos, até mesmo a garganta mais ressecada. Por isso, é importante que o hidratante labial esteja sempre ao alcance das mãos para facilitar a hidratação contínua.
Beber pouca água
Seja em qualquer época do ano, mas principalmente no inverno, ingerir poucos líquidos é um dos fatores que podem agravar e deixar os lábios com aspecto de ressecados, ou até mesmo facilitar o surgimento de feridas. Mesmo que a sede não seja frequente, vale manter uma garrafa de água por perto e beber aos poucos. Assim, você vai cuidar dos lábios, e também manter a hidratação por todo o organismo.
Falta ou nível baixo de algumas vitaminas
Outro fator que tende a agravar o ressecamento dos lábios é a baixa quantidade ou a ausência de determinadas vitaminas. Sendo assim, não deixe de procurar seu médico e fazer os exames de rotina para saber se está tudo bem, até porque, como já viu até aqui, ter os lábios ressecados pode ser indícios de algo mais sério.
2. Lábios no inverno: ressecados ou rachados, tem diferença?
Sim, tem diferença! Se engana quem pensa que ter os lábios rachados ou ressecados é a mesma coisa. Vamos te explicar o porquê:
Antes de mais nada, você precisa entender que não é só a aparência dos lábios que fica comprometida. O problema pode ser mais profundo que imagina. Então, capriche na hidratação labial, e não deixe só para cuidar dos lábios no inverno, combinado?
Geralmente, os lábios começam a dar indícios de que precisam de hidratação com o ressecamento. A pele dos lábios, por ser fina, logo sente, e pode começar a descamar. O sinal de alerta já existe. Dito isso, caso a pessoa não procure cuidar e hidratar essa região, a situação pode piorar, e tendem a aparecer rachaduras. Esse processo recebe o nome de quelite. O aspecto não é dos melhores, os lábios costumam ficar doloridos e sensíveis.
3. Hábitos para você evitar se não quiser os lábios ressecados no inverno
Sem dúvidas, você provavelmente já passou a língua nos lábios para evitar o ressecamento, não é mesmo? Pois bem, pare já com isso! A saliva contém ácidos que podem prejudicar a hidratação dos lábios, e, de fato, não é dessa forma que vai conseguir cuidar e hidratar os lábios no inverno.
Outro hábito que também deve ser evitado é o de puxar as peles dos lábios quando estiverem soltando. O ideal é caprichar na hidratação, com o uso de hidratantes labiais, principalmente em épocas mais frias.
- Em seguida, leia também: Animal Print: invista nesta tendência de inverno já
4. Qual melhor hidratante labial para cuidar dos lábios no inverno?
Com o objetivo de tratar e prevenir possíveis rachaduras e ressecamento dos lábios no inverno, e em outras épocas do ano, o uso do hidratante labial deve ser contínuo, e acrescentado facilmente à rotina do dia a dia, como por exemplo, o hábito de escovar os dentes.
Existem diversas opções no mercado, dentre elas com ou sem cor, no formato em bala, em bisnaga ou roll-on. Você deve optar por aqueles protetores labiais que tiverem, em sua composição, filtro solar, e manteiga de karité, um hidratante natural, que tende a deixar os lábios mais hidratados. Uma outra boa opção para hidratar os lábios é o uso da vaselina.
5. Para quem é importante a hidratação dos lábios?
Hidratar e cuidar dos lábios deve ser uma tarefa para homens e mulheres, em todas as idades, em todas as estações no ano. Mas, é claro que no inverno essa hidratação merece uma atenção maior. O incentivo ao uso dos protetores labiais deve ser contínuo, e pode ser reaplicado várias vezes ao dia.
Como sugestão, para não deixar de hidratar os lábios, deixe um protetor labial na sua bolsa ou mochila, um no banheiro, e outro na sua mesa de estudos ou do escritório. Assim, ele estará ao alcance da sua vista, e você vai lembrar de hidratar os lábios.
- Veja mais sobre: Vestido no inverno: dicas infalíveis de como usar
Você tem o hábito de hidratar os lábios no inverno?
Acompanhe o blog do Fashionlismo para conferir outras dicas de beleza e cuidados pessoais.
Até a próxima!
Escrito por: Clara Molter Bertolot | Editado por: Letícia Virgínia
Um comentário
Pingback: