Cluttercore: Tendência de moda maximalista
Logo após o surgimento de tendências que prezam o minimalismo como o “Quiet Luxury“, uma que vem ganhando destaque desde o período da pandemia é a “Cluttercore“. Uma tendência maximalista, composta por misturar peças e acessórios de diferentes estampas e coloridas, de maneira inusitada, criando um mood divertido.
Certamente, o cluettercore é um derivado da dopamine dressing e weird core, que no qual, ambas ficaram super populares na plataforma TikTok logo após a pandemia, com o objetivo de expressar a liberdade e a criatividade.
A dualidade do quiet luxury e cluttercore
O Quiet Luxury ficou bastante popular entre as fashionistas que amam produções mais minimalistas e sofisticadas. O sucesso da série da Netflix, “Succession” foi uma das responsáveis pela a popularização da tendência.
Em contrapartida, o cluttercore é para aquelas fashionistas que celebram looks exagerados, que amam misturar elementos inusitados com muito colorido e muita informação. É uma tendência que te convida a usar a sua criatividade, ao contrário do quiet luxury, onde o simples é ser chic.
A popularidade nas redes sociais
O cluttercore ganhou destaque graças as plataformas de redes sociais mais populares no momento: Instagram e TikTok. A busca pela tendência no TikTok contém mais de 105.9M visualizações, que expande não só na moda, mas na decoração também.
Nas semanas de moda, principalmente a de Nova York, as fashionistas optam por looks mais maximalistas, com mix de estampas, cores, produções mais exageradas. Veja um exemplo nesta matéria publicada na Repeller em 2019 e analise os look. Ou, pesquise o street style da NYFW no Pinterest e veja: peças totalmente com a vibe do cluttercore.
Muitas influenciadoras digitais gringas como: Anna Golka, Cat Patterson, Caroline Vazzana, Luíza Schiavini, Marina Wilson e até mesmo a atriz Emma Chamberlain, estão cada mais mais divulgando essa tendência.
O cluttercore na moda
Quando se fala em maximalismo na moda, a primeira marca que vem em nossa mente é a Gucci. Na era de Alessandro Michele, ex-diretor criativo da marca, as coleções eram carregadas de exagero e um mood fun.
Mas, marcas Molly Goddard, Colina Strada, Ulla Johnson, Dries Van Noten também são adeptas as criações mais maximalistas em suas coleções de ready-to-wear. Para quem está interessada em aderir o cluttercore, pode buscar inspirações nas semanas de moda.
Confira abaixo alguns looks para você se inspirar:
Um comentário
Pingback: