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Cismogênese: A moda NÃO é consumo

Você sabe o que significa cismogênese? O termo deriva de palavras gregas, e sua definição exata é “criação de divisão”. Quer entender melhor a relação do termo com a moda e o consumo? Confira aqui!

A moda é uma expressão cultural que vai muito além das tendências do TikTok, porque a responsabilidade em torno dos conteúdos disponibilizados por influenciadores, apresenta pautas em torno do consumismo e elitismo gerado por essas mesmas trends. Então, é possível perceber que grande parte da discussão gira em torno do fato de que um item de moda se torna menos interessante porque se torna popular, mas, popularizou para quem?

Os principais influenciadores da moda que usam a plataforma TikTok cobrem conteúdo de moda para marcas de grifes. Esses influenciadores raramente produzem conteúdos de produtos de lojas de departamentos; em vez disso, verá o lançamento mais recente de uma marca, onde os itens mais baratos custam mil reais.

@maluborgesm

Qual é mais minha cara? Sempre na @FARFETCH #tiktokfashion #maluborges

♬ som original – MALU BORGES
No vídeo de uma das principais influenciadoras de moda do TikTok no Brasil, Malu Borges apresenta suas compras mais recentes na Farfetch.

Cismogênese: O termo

O universo da moda, quando relacionado aos estudos sociais, conta com o aparecimento ao termo Cismogênese. Definido pelo antropólogo e cientista social Gregory Bateson, este transcreve sobre as interações sociais e as relação de conflitos à partir dela, gerando assim divisões sociais. Em seu livro Naven: um exame das questões sugeridas por um retrato composto da cultura de alguém, Bateson explica:

Muitos sistemas de relacionamento, seja entre indivíduos, seja entre grupos de
indivíduos, contêm uma tendência para a mudança progressiva. Se, por exemplo, um
dos padrões de comportamento cultural, considerado apropriado no indivíduo A, é
culturalmente rotulado de padrão assertivo, enquanto de B se espera que responda a
isso com o que é culturalmente visto como submissão, é provável que esta submissão
encoraje uma nova asserção, e que essa asserção vá requerer ainda mais submissão. (2006, p. 219). 

Do ponto de vista da moda, a Cismogênese assemelha-se à polarização entre os consumidores de moda, onde se pode observar a hierarquia de valores sociais. O que também leva à Exclusividade e Inclusão, o que perpetua em fatores socioeconômicos, à cultura elitista que distingue a exclusividade como símbolo de qualidade. Produtos cujas origens remontam a uma marca recebem um valor social mais elevado por esse nome, e não necessariamente pela qualidade.

Neste vídeo, a influenciadora compartilha suas compras e arrependimentos.

Cismogênese: O poder de compra

Pessoas com poder de compra e influência podem definir os padrões de beleza, como as irmãs Kardashian-Jenner, por exemplo. Dessa forma, cuidado e discernimento sobre a publicação, visando a não influencia do público, se faz necessário. Já que a cultura de compra compulsiva está sempre em alta nas redes sociais, também é válido ressaltar que  os telespectadores podem filtrar esse conteúdo.

O termo cismogênese evidencia problemas sociais através das interações humanas, o que, significa, que o estudo é necessário quando a pauta é o universo fashion, quando o elitismo torna-se conteúdo, da mesma forma que vídeos virais de estudantes de moda sugerindo desinteresse em peças devido à sua popularização.

A jornalista Sara Brunelli, do perfil do Instagram @modacronica, aborda as diversas facetas da moda, trazendo aspectos sociais para enriquecer a interpretação desse universo. Seu perfil apresenta postagens que promovem a conscientização sobre a moda. Para quem busca compreender mais sobre moda além das tendências do TikTok e postagens no Pinterest, que valem a pena conferir!

Caso tenha interesse em aprender mais sobre a Cismogênese, a USP disponibiliza em sua biblioteca o livro utilizado para produção dessa matéria. 

Escrito por: Keilla Lima | Editado por: Letícia Virgínia

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