Moda,  Tendências

Calça-cargo: a nostalgia e o utilitarismo de seu retorno

A calça-cargo, peça emblemática dos anos 1990/2000 retorna às ruas, e para ficar! Mas então, quais foram os principais responsáveis para o retorno da peça?

A peça é, sem dúvidas, um dos itens hit do ano. Graças a macrotendência e a nostalgia, inundou o universo da moda, e a peça amplamente utilizada nos anos 90 e também nos y2k fez então seu grandioso retorno.

Agora, conta com modelagens mais amplas, releituras em sua proposta de design e até mesmo, diferentes tecidos. Trazendo conforto, estilo e um charme juvenil, a peça propõe também versatilidade no styling, porque traz vida à construção de looks que transitam entre o street-wear e o chic.

Colabora também com construções mais glamorosas, sendo que marcas nacionais como Misci, Hist, Another Place e A La Garçonne já incorporam a peça em seu acervo de produtos.

A calça-cargo passou a ocupar aproximadamente 6% das partes de baixo do vestuário feminino na Primavera-Verão/23 e é a tendência confirmada para as próximas temporadas. Mas, é devido a seu ecletismo que as marcas exploram o modelo, com acabamentos, detalhes e novas propostas, segundo o site de previsão de tendências e dados analíticos, WGSN.

Das origens à então consolidação como must-have

A calça surgiu através do utilitarismo como uniforme militar, durante o periodo da segunda guerra mundial. O objetivo principal da peça era oferecer praticidade, conforto, mobilidade e funcionalidade.

A roupa, que também possui senso de estilo e design, eventualmente passou a ser incorporada à diferentes ambientes de trabalho, atividades ao ar livre e movimentos culturais, como punk e o rap.

O utilitarismo retorna como tendência entre 2018 e 2019, ao passo que essas silhuetas aparecem nas passarelas da Europa e Asia. Entre 2020 e 2021, marcas como Balmain, Prada, Off White e Salvatore Ferragamo trouxeram peças com bolsos e zíperes estratégicos, modelagens amplas e confortáveis em suas respectivas coleções.

calça-cargo
Calças-cargo em diferentes colorações. (Foto: Reprodução – Vogue)

O então gatilho da Geração-Z

O retorno da calça-cargo como peça must-have tem início com a nostalgia coletiva que o mundo se encontra com a pós-pandemia.

Engatilhada pela geração Z e difundida pelas redes sociais – em especial o TikTok – a nostalgia pelos anos 2000 trouxe o revival de diversas estéticas, como Y2K, old-school do hip-hop, e o emocore. Além disso,popularizou também a estética indie e a skatecore.

O retorno das atividades ao ar livre também foi um grande aliado. Visto que a silhueta da peça é ampla e traz conforto, marcas passaram a apostar na peça e produzi-la com uma gama de diferentes opções, como por exemplo, couro, jeans, malhas, moletons, e até mesmo cetins.

Com versões ultra-casuais, alfaiataria ou tactel, a peça adequa-se a todos os estilos, ocasiões e tribos. Independente do seu estilo pessoal, clima da estação ou a ocasião, é possível usar as versáteis calças-cargo como uma opção estilosa, criativa e duradoura.

calça-cargo
Kyle Mark, Sarah Rohde Olsen e Jessica L. Baccarat posam fazendo uso da calça-cargo. (Foto: Divulgação – @kylemark @sarah_rohde_olsen e @jeblucas)

Escrito por: Pamela Pires Carvalho | Editado por: Letícia Virgínia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *