Desfiles,  Moda,  Tendências

Alopecia Aphrodite – Di Petsa: London Fashion Week 2025

A marca criada pela designer grega Dimitra Petsa (formada em moda pela Central Saint Martins – Londres) em 2019 tem como conceito central explicar o feminino como um território poético e sensual.

Dimitra tem a água como elemento-chave em suas coleções – representando conexão emocional, renascimento e fluidez.

Conhecida internacionalmente por peças icônicas, como: seus vestidos justos com efeito molhado, além de peças com drapeados e transparências, Di Petsa volta ao calendário da London Fashion Week para apresentar sua coleção Primavera/Verão 2026, intitulada “Alopecia Aphrodite”.

Aspectos técnicos do desfile

Trilha sonora: Foi criada, por Di Petsa, uma mistura de elementos dramáticos, composta por Healing Pharaoh com a peça “Ted Nut is the Goddess of Precipitation”. O som criou uma atmosfera sensual e mitológica que complementa a performance das modelos na apresentação da coleção Alopecia Aphrodite.

Cenário: As modelos desfilaram entre “ruínas” neoclássicas e colunas brancas inspiradas na cultura grega. A escala desses dois elementos causou um contraste entre o antigo e o contemporâneo, além de uma iluminação minimalista que ajuda na intensificação da narrativa.

Aspectos técnicos das peças

Os aspectos técnicos de uma coleção são intencionais e nos falam muito sobre a intenção do designer com sua criação. Como é possível ver, claramente, em cada detalhe presente nas peças da Alopecia Aphrodite, de Di Petsa.

Cores: Azul marinho e verde mungo: cores profundas que adicionam contraste e profundidade;

Areia, marfim e bege: cores que criam uma base suave;

Prata, dourado e bronze: brilho etéreo às peças.

Texturas e tecidos: Seda e chiffon: movimento e leveza;

Malha: camadas e transparência sutis;

Detalhes metálicos: sofisticação e adição de brilho.

Modelagens e silhuetas: Cortes assimétricos: dinamismo e modernidade;

Drapeados: formas orgânicas;

Detalhes estruturais: remetem à arte clássica grega.


Com os aspectos técnicos da coleção “Alopecia Aphrodite” já esclarecidos, é hora de mergulhar nos principais looks que definem sua identidade e estética!

Alopecia Aphrodite – Look 1

O look conceitual apresentado ao público pela modelo brasileira Ana Portella possui uma silhueta fluida e assimétrica, além dos drapeados clássicos da marca, que sugerem movimento e leveza.

O styling, com óculos, colares pesados e colares usados como pulseiras e anéis, adiciona à mistura do clássico um toque contemporâneo.


Alopecia Aphrodite – Look 2

O look comercial possui silhueta fluida e alongada, com uma modelagem reta que se abre em um movimento de cauda.

Seu decote frente única valoriza os ombros e o colo, deixando as costas expostas.

O diferencial deste vestido é a estampa de concha que segue por todo o seu comprimento, em uma padronagem entre os tons de vermelho queimado e terracota.


Alopecia Aphrodite – Look 3

O look vanguarda tem como protagonista o cinto/saia em metal prateado com aplicações de correntes ornamentais que dão movimento e leveza à peça feita em um material tão rígido.

Além disso, o top assimétrico endurecido (técnica que é clássica na marca) contrasta com o peso da parte de baixo, com seu tom pêssego suave.


Alopecia Aphrodite – Look 4

O look conceitual é um vestido que, pela transparência entre o top e a saia, parece composto por duas peças: Na parte de cima um top estruturado dividido, por uma tela, da parte de baixo, uma saia coberta por longos fios em cascata.

Um visual que transmite movimento contínuo a cada passo.


Alopecia Aphrodite – Look 5

Esta outra peça de vanguarda reúne diversos elementos: recortes, amarrações, transparência, pingentes e fendas.

A parte de cima do vestido é justa e drapeada, com recortes que seguem o DNA da marca.

Já a parte de baixo apresenta grandes fendas nas duas laterais.

Tanto na parte superior quanto na inferior, os pingentes em prata, junto às fendas, criam movimento ao look justo, ao mesmo tempo em que trazem pontos de luz à peça, realçando a tonalidade azul marinho, profunda e sofisticada.


Alopecia Aphrodite – Look 6

Outra proposta comercial. Esta combina a parte de baixo com um biquíni que seria básico, de cordinha, em um rosa queimado lindíssimo. No entanto, ele se diferencia dos modelos usuais ao trazer fios com miçangas e pérolas na frente e na amarração.

A parte de cima é uma blusa alongada até os pés, com assimetria, nas cores rosa queimado e branco. No styling, o look é complementado por uma faixa de cabelo, provavelmente do mesmo tecido da camisa, e brincos com as mesmas miçangas do biquíni, garantindo unidade ao conjunto.


Alopecia Aphrodite – Look 7

Este próximo look conceitual é totalmente estruturado, lembrando esculturas da arte clássica grega.

Ele apresenta recortes e um mini bolso frontal, e por todo o seu comprimento exibe texturas assimétricas e incertas quanto à distância, que conferem movimento à peça.

O styling inclui um longo colar de miçangas – maior que o próprio vestido –, que adiciona ao todo um toque de suavidade. Além disso, a modelo segura uma concha, usada como se fosse uma bolsa, completando a composição com originalidade.


Alopecia Aphrodite – Look 8

Mais um visual de vanguarda. Este segue a mesma linha do look 5: com recortes, duas grandes fendas laterais e pingentes.

Neste caso, os pingentes são de quartzo, pedra energética que dialoga perfeitamente com o conceito de Aphrodite.

O vestido contou com 13 pedras ao longo de seu comprimento, e sua tonalidade harmoniza delicadamente com a sutileza da pedra, reforçando a estética da coleção.


Alopecia Aphrodite – Look 9

Agora, nesta outra proposta mais comercial, um vestido curto e justo, de um ombro só, cuja magia está na escolha do tecido, que confere textura e movimento à peça.

Seu styling incluiu uma bolsa feita do mesmo tecido, enquanto a modelo carrega flores secas na mesma mão. No outro braço, ela usa um bracelete de perna e segura uma escova, complementando com pulseiras finas.

O look é harmonizado por uma paleta de tons areia e bege, criando uma estética sofisticada e natural.


Alopecia Aphrodite – Look 10

O look 10, também mais comercial, segue a mesma linha dos longos fios em cascata do look 4. Mas desta vez aplicados ao top, onde partem do pescoço, se concentram no meio da peça e caem um pouco além do início da saia. A saia curta segue o estilo de uma peça cargo, com diversos mini bolsos centrais, conferindo ao conjunto funcionalidade e uma estética única.


Alopecia Aphrodite – Look 11

Este outro look vanguardista é digno de uma deusa! Seu material, recortes, drapeados e detalhes meticulosos se unem de forma harmoniosa.

O vestido segue a técnica já utilizada pela marca, criando com excelência um efeito de ‘molhado’.

Detalhes em pérolas, miçangas e pingentes em prata aplicados na parte superior conferem um ar místico à peça.

Na parte inferior, grandes recortes revelam um emaranhado que organiza os drapeados, completando a composição com sofisticação e movimento.


Alopecia Aphrodite – Looks 12 e 13

Look 12:
Também com uma pegada de vanguarda, este segue a mesma linha dos longos fios em cascata dos looks 4 e 10, apresentando um conjunto marrom com calça capri e tube top.

No styling, a escolha da sandália foi perfeita, conectando-se harmoniosamente com a calça e criando um conjunto equilibrado.

Look 13:
Vanguardista, assim como os looks 5 e 8, o look 13 apresenta duas grandes fendas laterais, drapeados, recortes, além de pérolas, miçangas e pedras.

Destaca-se pelo top inteiramente drapeado e pelo styling, que inclui um bodychain de pérolas e miçangas, conferindo sofisticação e detalhamento ao conjunto.


Alopecia Aphrodite – Look 14

A última peça também é de vanguarda e poderia ser visto como uma versão em vestido do look anterior, apresentando grandes recortes, drapeados, miçangas e pérolas que agregam valor a ele.

Além disso, o vestido exibe uma estamparia de ‘bolinhas’ irregulares, quase imperceptíveis, que adiciona sutileza e sofisticação ao design.

Escrito por: Brenda Rio | Editado por: Alice Maria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *