Tendências

Alessandro Michele à frente da Gucci

Em 2015, dávamos boas vindas ao novo diretor criativo da Gucci, Alessandro Michele

Michele já era da casa, ele trabalhava como assistente de Frida Giannini e após dez anos neste posto, Alessandro assumiu a posição da direção criativa, depois de sua antecessora abrir mão do cargo.

Ready-To-Wear da Gucci 2015 (Reprodução/Instagram @knitsweeter)

A versatilidade de Alessandro Michele

Suas estampas, que poderiam representar facilmente os anos 1950 e 1980, desafiavam os espectadores quanto à sua versatilidade.

Porém, esses olhares de estranheza são o que torna Alessandro Michele autêntico, a sua perspicácia em criar sem rotular gêneros, padrões e até o “tempo”, faz com que suas criações sejam atemporais e para qualquer idade.

Desfile Outono/Inverno Gucci 2015
(Reprodução/Instagram @knitsweeter)

O anúncio aconteceu em janeiro de 2015 , e logo após, em fevereiro, a coleção de estreia ready-to-wear feminina, de Alessandro, nos dizia o que ele viria a fazer na marca.

Explorando a estampa floral, as pregas e a transparência, ele trouxe para a passarela uma mulher Gucci ingênua que não perdeu seu lado excêntrico e cheio de si.

O que se diferenciava das criações de Frida, fazendo com o que a moda ficasse curiosa e ansiosa esperando o que mais ele traria em suas próximas coleções.

Alessandro sempre brincou com cores, estampas, modelagem e acessórios. Nas coleções masculinas ainda trazia um detalhes de androginia, não seguir regras é o padrão do design.

Eu tento seguir minhas próprias regras, não as diretrizes da moda, disse Alessandro à GQ Magazine.

Isso, com certeza, torna suas criações ainda mais interessantes.

Choques nas passarelas

Partindo desta narrativa, da androginia, Alessandro Michele sempre trouxe questionamentos nas passarelas. A “brincadeira” de gêneros abriu espaço para serem retratados com frequência, dentro e fora dos desfiles.

Harry Styles e Alessandro são amigos desde 2017. Quando Harry começou sua carreira solo, uma união duradoura nasceu, o cantor que tem um estilo único, marcante e nada básico se tornou embaixador da Gucci.

Não teria uma parceria que caísse tão bem quanto a deles, afinal, as roupas de Harry são o que o diretor criativo nos expunha nas passarelas, e ficavam por semanas em nossos pensamentos.

Em 2020, quando foi o primeiro homem a estrelar a capa da Vogue e apareceu de vestido, diga-se de passagem assinado pela Gucci, Harry dividiu opiniões, já que foi um momento marcante para a revista americana, seus assinantes e admiradores.

“Quando você tira ‘há roupas para homens e há roupas para mulheres’, depois de remover quaisquer barreiras, obviamente você abre a arena na qual pode jogar”, contou Harry à Vogue.

Harry em ensaio da Vogue na edição de dezembro/2020
(Reprodução/Instagram @harrieswifey_)

A parceria de Alessandro Michele com Harry Styles

Em novembro de 2022, Alessandro e Harry lançaram uma coleção de roupas intitulada “Gucci HA HA HA”.

O objetivo da campanha era registrar momentos do desejo humano pela transformação masculina, e o local de desembarque de uma jornada criativa de duas pessoas, nascida de um laço de amizade profundo.

A coleção contou com jaquetas de alfaiataria, ternos formais, casacos e a saia kilt. As estampas remetem ao estilo boêmio dos anos 1970. E claro, a coleção contou com acessórios, sendo eles malas, bolsas, óculos, chapéus e boinas.

Harry Styles para a campanha de divulgação “Gucci HA HA HA HA”
(Reprodução/Instagram @harrieswifey_)

Última coleção de Alessandro Michele à frente da Gucci

Apresentada na semana de moda em Milão, Alessandro Michele apresentou a última coleção à frente da marca, na coleção primavera-verão 2023. Um espetáculo composto por 68 gêmeos.

Usando as mesmas roupas, os irmãos desfilaram em duas salas separadas, até o momento final quando a tela que os dividia foi levantada e os modelos deram as mãos.

Só para ilustrar, Alessandro dedicou o desfile intitulado por ele “Mães Gêmeas”, a sua mãe e tia Eralda, que são gêmeas.

Uso a passarela como palco teatral, e a moda fala fortemente com as ideias de alteridade. Eu sei que tenho um outro lado de mim, eu o conheço quando vou ao meu terapeuta. Todos nós, e às vezes encontramos essa pessoa e damos as mãos”, falou Michele em entrevista à Vogue.

Primavera/Verão Gucci 2023 (Reprodução/Instagram @camarageorgia)

Alessandro Michele tinha como missão, quando assumiu o cargo da direção criativa da Gucci, de atualizar e levar a marca de volta ao mapa de desejos de consumo.

Isso ele o fez: a marca alcançou um ótimo volume de vendas e quebrou padrões com suas criações. Porém, Alessandro vinha sendo pressionado para seguir um outro caminho criativo, o que pareceu não dar certo.

Relação de Alessandro Michele com a Fendi

A relação de Alessandro Michele com a Fendi não é inexistente. O designer já trabalhou na grife italiana, antes de fazer parte do time da Gucci.

A Fendi tem como diretor criativo, Kim Jones, que está à frente da linha feminina desde 2020. Jones trabalha bem, não podemos negar.

A mulher Fendi que Kim nos apresenta é elegante, neutra e não abusa de acessórios. O que deve agradar ao público discreto da marca e a diretoria do grupo LVHM, da qual a marca faz parte.

Porém, Kim se mantém em uma posição segura e sem muitas surpresas para nós. As peças tem boas modelagens e caimento, mas, na moda precisamos correr riscos.

Embora, possa não ser uma alternativa viável neste momento, já que as vendas vão bem, a despedida de Kim na direção feminina da marca, não podemos deixar de imaginar uma Fendi diferente da clássica que vemos hoje.

O que esperar do futuro da Fendi?

Mas, não podemos deixar de imaginar uma Fendi mais ousada, mais conectada com seu público jovem, com estampas, texturas e acessórios mais visíveis, essa “brincadeira” que amamos ver nas passarelas.

E quem poderia trazer essa identidade a marca? Claro, Alessandro Michele com suas criações que nos tiram o fôlego!

O DNA que Michele poderia levar a Fendi, nos impactaria se ele seguisse uma linha parecida com a que víamos na Gucci.

Por fim, ainda não sabemos qual caminho Alessandro irá seguir, mas não temos dúvidas que onde quer que ele vá, seu trabalho irá nos impactar.

Para não perder novidades, questionamentos e artigos de moda, acompanhe o nosso site Fashionlismo e siga a gente nas redes sociais!

Escrito por: Raquel Gomes | Editado por: Clara Molter Bertolot

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *