A Psicologia das Cores: Simbologia
Acompanhe o texto e entenda como as cores influenciam nossas emoções, percepções e comportamentos com base no estudo do círculo cromático, bem como o seu impacto psicológico, a partir das pesquisas sobre a psicologia das cores:

As cores estão presentes no nosso dia a dia, nos influenciando constantemente, seja de forma direta ou indireta, e impacta a maneira como nos sentimos, nos expressamos e nos comportamos. Conversamos com a doutora em Psicologia, Denise Hernandes Tinoco, que, apesar de atuar como psicóloga clínica, conta um pouco de sua trajetória com as cores: “Apesar de já ter uma certa proximidade com as cores, por trabalhar com crianças, foi só em 2017, em uma faculdade em que trabalhava, que apresentei um trabalho sobre a psicologia das cores em um congresso”.
Em seguida, Tinoco ainda explica como as cores presentes no nosso planeta influenciam nossas emoções, baseada no espectro de cores: “Esse espectro já era estudado na física por Newton, responsável por criar o primeiro círculo cromático. No universo da física, podemos perceber que existem cores que gastam mais ou menos energia para se refletirem em nossa visão. Entre as que gastam menos, estão o azul, o verde e o violeta; entre as três, a melhor é o violeta, no entanto, todas elas podem ser consideradas frias e calmantes”.
Além disso, o círculo cromático é uma importante ferramenta, pois organiza as cores de acordo com as relações entre elas e pode manipular a forma como as associamos. Como no caso do azul claro, logo pensamos em paz, harmonia e calma; enquanto isso, o vermelho vivo pode ser associado à paixão, violência e sangue.
O círculo cromático na psicologia das cores
Triádicas
A escolha dessas cores surge a partir da percepção de um triângulo dentro do círculo cromático, no qual três cores devem ter a mesma distância. Desse modo, um bom exemplo são as cores azul, vermelho e amarelo.
Tons Análogos
Enquanto isso, as cores análogas são aquelas que estão lado a lado dentro do círculo, sendo conhecidas por serem “vizinhas” dentro da roda. Elas podem ser representadas, então, pelo amarelo em conjunto com o laranja e o verde.
Cores Complementares
São aquelas que estão em lados opostos dentro do círculo cromático, causando um grande contraste e, portanto, ideais para destacar algo. Um claro exemplo disso são as cores roxo e amarelo, quando utilizadas na organização.
Monocromia
Esse tipo de harmonia pode ser composta desde elementos da mesma cor, sem variar sua tonalidade, até na utilização de tom sobre tom, podendo combinar tonalidades da mesma família, mas com saturações diferentes. Como exemplo, destaca-se a mistura entre os tons azul-bebê e azul-royal na mesma composição.

Conheça as cores que compõem o círculo cromático e seus significados:
Amarelo

A cor mais contraditória, representa o otimismo e o ciúme. A cor da recreação, do entendimento e da traição. O amarelo do ouro e o amarelo do enxofre. Representa o lúdico com laranja e vermelho, amável com azul e com rosa. Combinado ao cinza e ao preto, o amarelo atua sempre de modo negativo, como no acorde da inveja e do ciúme.
Azul

A cor predileta. Cor da simpatia, da harmonia e da fidelidade, apesar de ser fria e distante. É associada ao feminino e às virtudes intelectuais. O azul com o verde e com o vermelho causa uma impressão simpática e harmoniosa; já com o violeta, uma impressão repleta de fantasia; com o preto, uma impressão de masculinidade e grandeza.
Branco

A cor feminina da inocência. Cor do bem e dos espíritos. A cor mais importante dos pintores. Ideal e nobre com ouro e azul, objetiva com cinza, o efeito mais leve de todos com o amarelo, extremamente delicado com o rosa. O branco, por ser a somatória das cores, também pode simbolizar a paz. É utilizada em algumas religiões, pois significa limpeza, purificação. Ademais, os chacras também são simbolizados pelas cores do espectro que a física estuda, na sua ligação com o animal e com o espiritual.
Cinza

Cor do tédio, do antiquado e da crueldade. São usados nos testes psicológicos com cores e na Teoria das Cores de Goethe. Inseguro com amarelo, modesto com branco. Desprovido de imaginação, prosaico, entediante e hostil com marrom. Apesar do que muitos pensam, o cinza é uma cor de camuflagem, muitas vezes representando as pessoas que querem afeto e não sabem pedir. O cinza aliado ao preto é a cor da repressão e da depressão, embora marque, além do luto, as festas e a elegância.
Dourado

Dinheiro, sorte, luxo. Muito mais que uma cor. Bem-aventurança com vermelho e verde, beleza com branco e vermelho, ostentação com laranja e amarelo.
Laranja

A cor da recreação e do budismo. Exótica e penetrante – e, no entanto, subestimada. Divertido com amarelo e vermelho; com dourado, prazer. Com violeta, intruso. Aromático com verde e marrom.
Marrom

Cor do aconchego, do pequeno-burguês e da burrice. Só é aconchegante acompanhado por cores ensolaradas e luminosas. Fora de moda e feio com todas as cores inexpressivas. Careta e insuportável com cinza e cor-de-rosa. Com branco, seu efeito é não erótico. Com verde e violeta, seu efeito é acre, intragável.
Prata

A cor da velocidade, do dinheiro e da Lua. Veloz e dinâmico com vermelho, moderno com preto.
Preto

A cor do poder, da violência e da morte. A cor predileta dos designers e dos jovens. Cor da negação e da elegância. Ríspido e duro com cinza e azul, elegante ao lado do prata e do branco, e poderoso acompanhado de ouro e vermelho.
Rosa

Doce e delicado, chocante e kitsch. Do rosa masculino ao rosa feminino. Terno e feminino com vermelho, infantil com amarelo e branco, doce e barato com laranja. Além disso, o rosa desperta o apetite por doces, e também é a cor do amor romântico.
Violeta

Do púrpura do poder à cor da teologia, da magia, do feminismo e do movimento gay. Extravagante e artificial com o prata, original e inconformista com o laranja, e, por fim, traz um efeito mágico com o preto.
Verde

A cor da fertilidade, da esperança e da burguesia. O verde sagrado e o verde venenoso. A cor intermediária. O verde é tranquilizador ao lado do azul e do branco. O verde da esperança com azul e amarelo. Transmite um efeito salutar ao lado do vermelho, e um efeito venenoso ao lado do violeta.
Vermelho

A cor de todas as paixões – do amor ao ódio. A cor dos reis e do comunismo. É a cor da felicidade e do perigo. O vermelho do amor unido ao rosa transmite inocência, porém, quando unido ao violeta terá um efeito sedutor. Junto ao preto, o vermelho adquire um significado negativo, transmitindo agressividade e brutalidade.
Saiba o que é um chacra:
Os chacras são centros de energia no corpo humano, os quais desempenham um papel essencial para o equilíbrio físico, emocional e mental, estabelecendo forte relação com a psicologia das cores. Esses centros estão alinhados ao longo da coluna vertebral, indo desde a base até o topo da cabeça.
Conheça os sete chacras

- 1. Primeiro Chacra – Chacra Raiz (Muladhara)
Cor: Vermelho;
Localização: Base da coluna vertebral;
Glândula: Suprarrenal, que rege a própria coluna e os rins;
Significado da cor: Por ser uma cor forte, o vermelho transmite a sensação de estar aterrado e conectado à terra. Cor quente, energizadora e revitalizadora do físico e do sistema muscular. Ativa a circulação e o sistema nervoso, estimula o raciocínio e a capacidade mental, e também aumenta a força de vontade e a coragem, além de ajudar a eliminar o estresse.
- 2. Segundo Chacra – Chacra Sacro (Swadhistana)
Cor: Laranja;
Localização: Abaixo do umbigo, na pélvis;
Glândula: Gônadas, glândulas reprodutoras;
Significado da cor: O laranja é uma cor quente, tônica, estimulante, antifadiga. Contribui para a eliminação de gorduras localizadas, estimula a comunicação, a criatividade, a generosidade e o entusiasmo.
- 3. Terceiro Chacra – Chacra do Plexo Solar (Manipura)
Cor: Amarelo;
Localização: Acima do umbigo;
Glândula: Pâncreas;
Significado da cor: Por ser uma cor muito emocional, o amarelo dá a sensação de ser confiante e amigável. Cor quente, estimulante dos nervos motores, gera energia para os músculos e purifica o sistema linfático. Atua na regeneração óssea, ajuda o autocontrole e estimula o raciocínio. Traz luz e harmonia para combater situações difíceis.
- 4. Quarto Chacra – Chacra Cardíaco (Anahata)
Cor: Verde;
Localização: no centro do peito;
Glândula: Timo, responsável pelo sistema imunológico;
Significado da cor: O verde é uma cor saudável, neutra, participa da formação dos músculos e dos ossos. Combate infecções e inflamações, estimula a fertilidade. Acalma o coração e a mente, possui ação antisséptica e vasodilatadora. Também é energizante e proporciona esperança e satisfação pessoal.
- 5. Quinto Chacra – Chacra Laríngeo (Vishuddha)
Cor: Azul;
Localização: Entre os ossos da clavícula;
Glândula: Tireoide;
Significado da cor: O azul é uma cor cerebral, fria e calmante. Tem ação anti-inflamatória, febrífuga, regeneradora, protege o sistema nervoso e reduz o calor do corpo. Ajuda a tranquilizar e acalmar. Possui também ação analgésica e previne os sintomas do estresse.
- 6. Sexto Chacra – Chacra do Terceiro Olho (Ajna)
Cor: Azul anil/Índigo;
Localização: Entre as sobrancelhas;
Glândula: Pituitária, regula atividades intelectuais e é o ponto de visão interior;
Significado da cor: O azul anil é uma cor muito espiritual. Oferece uma sensação de sensatez e desenvolvimento espiritual. Traz pensamentos e sentimentos de energia psíquica, autoconsciência e paz.
- 7. Sétimo Chacra – Chacra Coronário (Sahasrara)
Cores: Violeta e Branco;
Localização: Topo da cabeça;
Glândula: Pineal;
Significado das cores: O violeta e o branco são cores universais que oferecem uma sensação de conexão com tudo. Cores frias, eliminam o ódio, o vício, as angústias, os medos. São as cores da transmutação, agindo como cicatrizantes, depressores cardíacos, e alimentam a região superior do cérebro. Funcionam não só na melhora da saúde, como também na cura de infecções e inflamações.
Referências retiradas do livro A Psicologia das Cores de Eva Heller, Academia Brasileira de Terapias, EBAC –Escola Britânica de Artes Criativas, Uol.
Escrito por: Ana Luiza Barreto | Editado por: Maria Clara Machado

2 Comentários
Blair Kuphal
Your blog is a treasure trove of valuable insights and thought-provoking commentary. Your dedication to your craft is evident in every word you write. Keep up the fantastic work!
Brisa Ratke
Hi my family member I want to say that this post is awesome nice written and come with approximately all significant infos I would like to peer extra posts like this