40 anos de Reinaldo Lourenço
Confira os principais destaques do desfile de 40 anos de Reinaldo Lourenço
A princípio, é praticamente impossível falar de moda nacional sem lembrar do designer que já está há 40 anos no mercado: Reinaldo Lourenço. Diante dos vários momentos marcantes dessa história, em março deste ano ocorreu mais um deles; um desfile apenas com convidados especialmente para celebrar o aniversário da marca.
Antes do grande dia a expectativa já era grande, não só pela fama do designer, mas também por um vídeo simples mas instigante postado nas redes sociais da marca e de seu autor. O que nós não sabíamos é que de um vídeo preto e branco que fazia referência às onças, surgiria uma coleção cheia de texturas, cores e elegância que representaria tão bem a marca.
O pré desfile
O desfile aconteceu em um lugar tão elegante e bonito quanto a coleção: o Auditório Simón Bolívar localizado no Memorial da América Latina (São Paulo). A passarela estava montada em cima do palco – mais que justo pelo espetáculo que foram as peças. As fileiras de cadeiras transparentes davam espaço para que as modelos passassem perto o suficiente para que os bordados à mão fossem devidamente apreciados. Logo no começo da passarela um grande telão contava os minutos para o começo do show.
Quando o relógio chegou no zero, o pequeno vídeo postado anteriormente no Instagram se transformou em um vídeo longo que iluminava os convidados. A sombra de um felino grande ocupava a tela e seu rugido ocupava todo o auditório. Em seguida, vimos a imagem da modelo Maria Klaumann (atual capa da Vogue Brasil desse mês) que, sem nenhuma roupa explícita, era coberta pelo animal print de onça até que esse se transformasse em macacão no corpo da mulher. As luzes se apagaram e, por detrás do telão, sai a mesma modelo usando o mesmo macacão transparente com o animal print bordado que havíamos visto no vídeo. Agora sim o show tinha começado.
O show e os espectadores de Reinaldo Lourenço
As peças ousavam de todo o tipo de cor e textura. Do mesmo modo, casacos e vestidos de oncinha bordados abriram o desfile e, depois disso, foi uma chuva de tendências e caprichos. Tiras, flores, vestidos com volume embaixo, transparência, metalizado, brilho, capas fluidas, pretinho nada básico e penas, muitas penas. Reinaldo Lourenço disse, em entrevista exclusiva, que para ele a inspiração pode estar em qualquer lugar “Eu fui viajar para Veneza em junho do ano passado (2023) e fiquei encantado com o que vi. Eu acabo me inspirando em tudo um pouco”.
Embora a coleção transmitisse toda a beleza e delicadeza de Veneza, era impossível não pensar na dificuldade de tantos bordados e trabalhos feitos a mão. Segundo o autor das peças “Tenho uma equipe que me ajuda a superar todas as dificuldades… o desafio nesta coleção era o tempo de algumas técnicas que apresentamos, como as flores em tecidos bordadas uma a uma, os canutilhos bordados nas estampas de onça e as tiras de organza.”.
Para fechar com chave de ouro, precisamos falar sobre as grandes personalidades que estavam presentes. Na primeira fila, contávamos com Jade Picon, Constanza Pascolatos, Erika Hilton, Luanda Vieira, Cleo Pires, Gloria Pires entre outros grandes nomes que foram prestigiar a marca. Além disso, a presença de amigas do designer nas passarelas também foi um marco especial “A Carol Ribeiro, Cassia Avila e Marcelle Bittar são minhas amigas pessoais. Elas fazem parte destes 40 anos de marca. Eu fico muito honrado quando trabalho com elas, temos muitas histórias juntos!”. Impossível não se sentir especial estando nesse desfile, né?
Escrito por: Gabriela Travizzanutto | Editado por: Flávia Pereira