Marques’Almeida: o retorno imperial das linhas portuguesas a Londres
Marques’Almeida – Misturando delicadeza e formas sólidas, a marca voltou a London Fashion Week após uma pausa ocasionada pela pandemia de Covid-19.
Quem é Marques’Almeida?
Fundada pelos designers portugueses Marta Marques e Paulo Almeida, a Marques’Almeida, ou M’A, fez sua estreia em Londres no ano de 2011. Desde então, as peças pouco convencionais participam do calendário de moda da capital inglesa e se consolidam por toda a Europa.
Nesse meio tempo, a dupla também conquistou uma nomeação na categoria Talento Emergente – Moda Feminina do British Fashion Awards, e um prêmio da LVMH (LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton SE), para Jovens Estilistas de Moda.
Apesar da tradição nos fashion shows londrinos, os estilistas ficaram afastados da London Fashion Week (LFW), por conta da pandemia. Agora, a aguardada volta deu protagonismo às origens, em um desfile realizado no dia 19 de fevereiro.
O desfile da Marques’Almeida na LFW
Durante o show, o que chamou atenção foi a mistura de elementos suaves e brutos. Entre o couro e os bordados florais, o clássico se encontrava com o moderno de forma natural. Assim, as escolhas moldavam estilos romanticamente rebeldes.
A escolha de tecidos também foi um ponto alto do desfile. À primeira vista, não passava despercebido o quanto as roupas fluíam em movimentos leves e marcantes. Além disso, os toques acetinados refletiam cada catwalk em uma luminosidade delicada.
Do mesmo modo, a presença de modelos mirins desfilando na passarela foi outra grata surpresa. Com peças miniaturizadas, as crianças deram um show à parte e deixaram tudo mais carismático.
Um detalhe importante da performance da M’A na passarela da LFW, ficou por conta de uma figurinha repetida: o remake da parceria com o O Boticário. Assim, as marcas criaram juntas um belo vestido branco com saia rodada para a modelo Sara Matos – tal cena já foi vista antes, quando a colab a vestiu para o Globo de Ouro 2023.
É claro que o material chave da Marques’Almeida não ficou de fora da coleção. Como resultado, designs em jeans com referências ao tie-dye e aos recortes dos anos 1990 se infiltraram na passarela. Sem abandonar a conexão com as outras peças apresentadas, o despojamento reafirmou a versatilidade da marca.
Aliás, trazer o jeans não era apenas interessante, mas necessário. Afinal, foi com o denim que a marca se popularizou. As linhas jeanswear de Marta e Paulo, inclusive, contribuíram para o reavivamento de tendências como o destroyed.
M’A: um retorno esperado
Após a temporada longe da LFW, muitos fãs da M’A estavam ansiosos pelo seu comeback. Logo, a pluralidade estilística que seguia uma mesma linha, ao passo que, viajava por diversas épocas, tendências e conceitos, não deixou a desejar.
Sendo assim, o encontro mais que europeu entre Portugal e Londres mostrou que a moda ultrapassa fronteiras. Entre descontração e sofisticação, o legado de Marta Marques e Paulo Almeida com a Marques’Almeida continua majestoso.
Escrito por: Jamily Rigonatto | Editado por: Clara Molter Bertolot