Nós amamos slogan T-shirts!
Políticas ou não, as slogan T-shirts podem ser cool, fashion e extremamente relevantes.
Quando Maria Grazia Chiuri lançou sua camiseta “We should all be feminists” na passarela da Dior, em 2016, ela reacendeu a política na moda. Desde então, vimos um movimento feminista de em muitos, muitos outros exemplos de moda politicamente motivada, na maioria das vezes, na forma da slogan T-shirt.
É claro que Grazia Chiuri, e nem todos esses movimentos não inventaram a camiseta com slogans. E essa não é apenas mais uma reminiscência dos anos 90. Afinal, as T-shirts são peças de roupa que nos permitem passar mensagens desde os anos 1960.
Tudo começou quando uma loja chamada Mr Freedom, na King’s Road, em Chelsea, vendia camisetas com slogans inspirados na Disney. Vivienne Westwood levou a tendência um passo adiante na década seguinte, com camisetas politicamente motivadas, mas foi na década de 1980 que a peça realmente se destacou com os designs infames de Katharine Hamnett.
Uma T-shirt slogan é a personificação mais direta dessa ideia. “O texto ancora o significado de uma forma que o corte ou a fabricação não conseguem”, escreve a historiadora da moda e escritora britânica Amber Butchart. “Transformando os códigos polissêmicos da vestimenta em uma declaração inequívoca”.
T-shirts como meio para propagação de ideias
Em comparação com o design complexo nas silhuetas de outras roupas, a camiseta oferece uma superfície mais “limpa” para comunicar um slogan. Não é de se admirar que a maioria das marcas tenham se voltado para a T-shirt para mostrar seu ponto de vista.
“Acho que essas peças são eficazes como forma de mensagem porque permitem que as pessoas se unam ou se solidarizem com uma causa”, diz Ruchika Parab, co-fundadora da plataforma sem fins lucrativos MIXX. “Elas são ótimas para iniciar conversas, conforme feedbacks que recebemos de consumidores – seja em uma festa, no escritório ou até na academia!”.
De declarações políticas contundentes a destaques triviais, nos anos 2000, por exemplo, a tendência da peça foi talvez mais apreciada por artistas como Paris Hilton. Quem poderia esquecer sua T-shirt “Stop Being Desperate” (alterada para “Stop Being Poor” através de montagens na internet)?
Antes dos tempos de Twitter e Instagram, essa era a maneira mais fácil de deixar o público saber o que você estava pensando quando suas fotos estavam sendo espalhadas pelos tablóides. Mas, graças ao efeito trickle-down da moda, uma série de slogan T-shirts agora atraem nossas atenções, através de looks publicados, que acabam se tornando nossas referências.
Kendall Jenner recentemente exibiu uma, que dizia “J’Adore Cowboys”, no Instagram da marca Cowboys of Habit. Enquanto isso, Addison Rae enfrentou reações negativas por usar um biquíni com um slogan religioso da marca Praying.
Uma oportunidade escondida
“É uma opção mais acessível em um mercado que está ficando caro, mas ainda oferece um item único – que é o grande apelo do vintage hoje”, diz Alex Powis, diretor de arte e autor de “Sneakers Unboxed: Studio to Street” . Com vários brechós e sites de revenda oferecendo produtos de segunda mão, especialistas dizem que as slogan T-shirts são uma categoria ainda não explorada. Além de ter muito estoque disponível.
Em 2021, Jo Salter, fundadora e CEO da empresa social “Where Does It Comes From?”, foi convidada a ajudar a empresa de veículos elétricos Trywyre a fazer camisetas de uma campanha carbono neutro após o Cop26.
“O que decidimos fazer foi comprar camisetas que já estavam a caminho do aterro”, explica Salter. “Então encontramos essas T-shirts que tinham #freebritney nelas.” Com a intenção de lucrar com a batalha contra a tutela de Spears, o projeto de Salter acabou salvando 540 roupas do aterro, fornecendo uma lição salutar sobre onde os designs inspirados na cultura pop podem acabar quando o hype se desvanece.
“Muitas vezes, essas camisetas eram doadas em postos de gasolina ou dados aos funcionários porque eram muito baratas de produzir”, diz NJ Stevenson, curador de moda e professor do London College of Fashion. “Elas apareciam para praticamente qualquer coisa – vendedores as compravam para anúncios de leite, campanhas políticas. Havia camisetas com slogans para absolutamente tudo”.
A mensagem por trás das slogan T-shirts
No lançamento do smoothie “High Rhode”, da sua marca de bebidas Kin Euphorics, a modelo Bella Hadid, usou uma camiseta amarela. Ela dizia: “Built better to last longer…”, atribuída à fabricante de máquinas de lavar roupas Speed Queen. A citação parecia fazer referência à narrativa da marca Kin Euphorics, que está ligada à saúde e ao bem-estar. Além disso, Bella estilizou sua camiseta com uma saia neutra de cintura média, pulseiras grossas e uma tiara elástica branca.
Alex Powis acha que é isso que torna as slogan T-shirts interessantes. “Eles começaram a vida como estoque produzido em massa e envelheceram como itens exclusivos com autenticidade genuína”.
Ainda assim, esse estilo possui uma espécie de propósito. Afinal, mesmo em um mundo hiperconectado e influenciado pelas redes sociais, uma slogan T-shirt estrategicamente direcionada ainda pode enviar uma mensagem clara.
Políticas ou não, essas peças são o simbolismo de posicionamento em relação à sociedade como um todo, equilibrando em si, sustentabilidade e estilo.
Escrito por: Louize Lima | Editado por: Eduarda Falcão