5 tendências de skincare que valem a pena investir
O skincare se tornou um ritual de beleza indispensável no nosso dia a dia. Tanto é que, nas redes sociais como TikTok e Instagram, surgem diversas tendências que estimulam o autocuidado, como o Clean Girl em 2022.
Durante a pandemia entre 2020 e 2021, o hábito de fazer limpeza de pele cresceu significativamente. Segundo um estudo online realizado com 10 mil consumidores de diferente países realizado pela Ipsos, líder global em pesquisa de mercado, mostra que 64% da população mudaram suas rotinas de skincare após a chegada da Covid-19.
O cuidado com a pele vai muito além de passar alguns produtos no rosto ou corpo, mas também está ligado a alimentação e saúde mental. Manter uma rotina de exercícios físicos, comer alimentos saudáveis e fazer psicoterapia auxilia na nossa saúde mental, física e espiritual, o que eleva a autoestima.
Entretanto, em 2023 outras maneiras de praticar o skincare surgem para acrescentar ou mudar a nossa rotina de autocuidado. O aplicativo de conteúdos em vídeos, TikTok é a 6ª rede social mais popular do mundo e, com isso, tem influenciado milhares de pessoas com dicas, consumo de cosméticos e truques de skincare. Vale ressaltar que a consulta com um profissional dermatologista é indispensável, pois cada pessoa possuí um tipo de pele diferente.
Quais são as tendências de skincare em 2023?
Após muita observação e pesquisa, existem inúmeras tendências de skincare previstas para 2023. Aliás, com tantos procedimentos que surgem nas redes sociais, impossível falar de todos num só post.
Então, confira uma lista de 5 tendências que precisamos ficar de olho para este ano, veja quais são:
Massagens faciais coreanas na rotina de skincare
As massagens faciais coreanas estão em alta desde 2020 e ainda permanecem firme em 2023. Com inúmeros conteúdos — a maioria em vídeos —, esta prática visa deixar a pele mais jovem, com elasticidade e diminuir o inchaço. Embora os resultados não apareçam da noite para o dia, a prática exige dedicação e disciplina.
A coreana criadora do Manual Facial (curso de massagem facial) e produtora de conteúdo sobre rejuvenescer a pele nas redes sociais, Margot Pãrk’, cujo o intuito é popularizar a prática, possui mais de 600 mil seguidores no TikTok.
Skinimalism
Ao contrário do Glass Skin, prática que consiste em realizar vários passos na rotina de skincare, o Skinimalism vem para mostrar o contrário. Ela surgiu em 2020, durante a pandemia e resume-se em abraçar o sustentável e promover o hábito de encurtar o processo de skincare no dia a dia.
Skin Cycling
O termo skin cycling foi criado pela dermatologista norte-americana Dra. Whitney Bowe, logo após a publicação de um vídeo no TikTok. No entanto, no vídeo ela explica como funciona a técnica e ressalta que não precisamos exagerar na quantidade de ácidos e processos que agridem a pele. Através de um ciclo noturno de quatro dias e com os produtos certo, sua pele receberá o cuidado necessário.
Na primeira noite, é recomendado a esfoliação química para eliminar as células mortas e auxiliar na penetração dos ativos. Depois, deve lavar o rosto com um sabão neutro e em seguida aplicar um produto que sua pele necessita.
Na segunda noite será realizada a aplicação do retinol e um hidratante facial, principalmente se tiver uma pele mais sensível. Já na terceira e quarta noite, o passo é hidratar, nutrir e reequilibrar a pele.
Investimento na tecnologia
Procedimentos estéticos baseados na tecnologia tem sido uma das principais alternativas para quem quer ter a pele dos sonhos. Uma tendência que tem conquistado muitas mulheres é o uso de máscara facial de LED.
A máscara de LED possui a função de melhorar a textura da nossa pele, tornando-a mais saudável. Existem diversos tipos de máscara com cores de luzes diferentes. Cada uma possui uma função diferente e elas servem para um complemento na hora de fazer o seu skincare. Dessa forma, usá-la não dispensa o uso de outros produtos.
Por fim, o uso da máscara de LED não possui danos colaterais. Visto que, o seu uso deve ser apenas indicado por um profissional, afinal, somente ele poderá te orientar a forma correta de utilizar.
Tratamentos antifadiga é a novidade do skincare
O número de produtos e tratamentos antifadiga tiveram um aumento devido aos níveis de estresse e fadiga, combinado com a falta de sono adequado. Conforme um relatório do Fact.MR, empresa especializada em pesquisas de mercado, “cosméticos antifadiga deverá chegar à marca de US$ 25,1 milhões até 2031”.
3 Comentários
Pingback:
Pingback:
Pingback: