O preto e a construção da imagem de seriedade na TV e cinema
Entenda porque o preto ascende a imagem característica além de elegância e seriedade nas expressões faciais e nas peças de roupas dos personagens
O destaque da coloração em preto, imageticamente falando, é algo evidente e expressivo dentro do cenário audiovisual, do cinema e da televisão. Segundo o portal, Rock Content, a cor tem a tendência a ter ligação com vários conceitos, como a “elegância”, “força”, “riqueza”, “mistério” e “medo”.
Mas, porque constrói-se uma imagem de elegância?
Segundo KACE, o estilo carregado pela cor, sempre existiu. Todavia, a sua relevância só aconteceu no século XVI quando a Espanha se tornou potência pelo mundo, e a monarquia começou a usar roupas inteiramente pretas, o que fez então a cor carregar a imagem de riqueza e poder.
Imperatriz Teresa Cristina – Reprodução: Domínio público.
A Psicologia das Cores e a Imagem
A neutralidade do preto é algo que também deve ser destacado, mas que também abrange as oscilações entre o conservadorismo e a sofisticação.
Traços esses são ressaltados pela policial Verônica, na série “Bom dia Verônica”, lançada em 2020, pela Netflix. A ênfase da vestimenta preta não é só pelo fato da personagem de Tainá Müller ser uma investigadora policial, mas também nas roupas cotidianas que compõem o seu figurino.
Para então compreender com mais exatidão o funcionamento da escolha da coloração para além de uma vestimenta, realizamos uma entrevista com a Camila Olis, técnica em modelagem de vestuário e figurino para audiovisual e também colaboradora do Fashionlismo.
Existe esse pré-conceito com você mesma e/ou as suas próprias criações, de que a cor preta transmite apenas seriedade e elegância?
R: Não, eu não vejo o preto apenas como uma cor que transmite seriedade e elegância. Para mim, a elegância está mais relacionada à postura e à autenticidade da pessoa do que à cor que ela usa. Embora o preto seja uma cor padrão e versátil, a verdadeira elegância vem da maneira como alguém se apresenta e se comporta, independentemente da cor que veste.
Você tem vontade de participar mais vezes da produção de peças para o audiovisual?
R: Com certeza, tenho muita vontade de participar mais na produção de peças para o audiovisual, afinal é uma realização ver algo ganhando vida e representando uma ideia ou conceito nesse meio.
Na hora da criação de peças de vestuário, você já imagina a cor surgindo antes do desenho da roupa?
R: Com certeza. Dependendo do roteiro e do ambiente, muitas vezes consigo visualizar as cores que melhor se encaixam e complementam o cenário antes mesmo de começar o desenho da roupa.
Ligação do preto entre figurinos e liderança
Para ilustrar essa construção imagética dentro dos figurinos de outros personagens, trouxemos o exemplo da personagem Khun Sam, interpretada pela atriz Freen Sarocha, da série Gap: The Series, produção tailandesa lançada em 2022, pela Idol Factory.
A CEO não transmite apenas a seriedade em suas peças de roupa, mas também em suas expressões e movimentos corporais. Por um lado positivo, isso transmite auto confiança e respeito por sua posição e liderança. E se fomos debater pelo lado negativo, a impressão de ser amedrontadora aos olhos dos outros personagens, acaba a prejudicando ao longo de seu enredo.
Liderança e a “nova” Pantera Negra
A elegância magnética que a personagem Shuri, do filme Pantera Negra, da Marvel, carrega é de extrema notoriedade. Mesmo antes, de se tornar uma super heroína, o preto já era uma marca independente de quem carregava o personagem.
Essa descrição visual na personalidade de personagens cinematográficos, é confirmado pela Bruna Zinetti, estudante de moda e também colaboradora do nosso portal de notícias.
Sim, a seleção de cores, desempenha um papel crucial na construção da personalidade de personagens cinematográficos. O preto é uma cor associada à diversos significados na psicologia das cores: Autoridade, poder, sofisticação, elegância, mistério, formalidade, luto, tristeza, proteção, autoridade, entre outras.
O uso do preto no figurino é frequentemente intencional para destacar essas características ou sentimentos em um personagem. Em filmes e séries, a cor preta pode ajudar a criar e moldar uma imagem visual impactante e memorável, reforçando a narrativa e a psicologia construída em volta de cada personagem na tela.
Em materiais audiovisuais como séries, a cor preta é frequentemente usada para transmitir sensações de mistério, poder e seriedade. A cor preta pode criar uma atmosfera de suspense e tensão, sendo uma escolha comum em cenas que exigem um tom mais sombrio ou introspectivo. Além disso, o preto é uma cor versátil que ajuda a destacar personagens que possuem autoridade ou complexidade emocional. A utilização da cor preta em séries de televisão não só definem o clima da cena, também influenciam a percepção do público sobre o personagem e sua importância e impacto na trama.
Para além da roupagem, a importância de se debater sobre a construção visual do preto e do seu impacto na cultura audiovisual é pensar fora da caixa e entender que detalhes como a personalidade dos personagens ou a autoridade expressa por eles, os tornam presentes nos olhares do público e do mundo.
Gostou do post? Explore outras matérias sobre moda e cultura, aqui mesmo, no Fashionlismo!
Escrito por: Isabelle Ferreira | Editado por: Letícia Virgínia