
Miu Miu celebra o trabalho feminino na Paris Fashion Week 2026
Miuccia Prada resgata o avental como símbolo de força, cuidado e luxo no desfile primavera/verão 2026
No último dia da Semana de Moda de Paris (6), Miu Miu apresentou como destaque no desfile primavera/verão 2026 um inusitado item fashion: o avental. Para Miuccia Prada, a peça é mais do que um símbolo de trabalho, ela representa amor, cuidado, esforço e demonstra como o trabalho feminino enfrenta desafios e adversidades. Nesta coleção, a maison apresenta como o elemento consegue ser utilitário, ao mesmo tempo em que se torna um símbolo de luxo.

Inspirada na fotografia documental de Dorothea Lange (1895 – 1965) e Helga Paris (1938 – 2024), as fotógrafas conhecidas pelo retrato da vida de trabalhadores ofereceram uma perspectiva sobre a realidade das roupas. Renda, lona crua, couro e seda criaram aventais desde os mais simples até os mais sofisticados com aplicações de pedrarias. Peças com comprimento mini e destaque para o pescoço com lenços, maxi-colares e até cintos fazem parte da aposta da maison.

Para a apresentação primavera/verão 2026, a diretora de casting, Ashley Brokaw apostou em modelos diversos, incluindo atores, músicos, diretores, fotógrafos e performers, reforçando sua proposta de conectar moda e expressão criativa. Nomes como o da modelo e rapper Cortisa Star, do músico Daniel Blumberg, da atriz Anya Chalotra e da modelo Rila Fukushima, trouxeram uma combinação de perfis que destacou a pluralidade de estilos, identidades e trajetórias.
A escolha do Palais d’léna, originalmente concebido para ser o Museu Nacional dos Trabalhos Públicos, como local do desfile, reflete o simbolismo do trabalho e da beleza industrial. O espaço recebeu mesas em tons contrastantes de azul e amarelo no lugar de assentos convencionais para os convidados, reforçando o toque fabril e moderno do desfile.
Encerrando a temporada primavera/verão 2026, a Miu Miu propõe um debate histórico sobre a valorização feminina no mercado de trabalho e ressignifica o uso comum do avental como forma de amor, dignidade e reconhecimento. Cada detalhe do desfile, desde o local até as criações apresentadas, uniu elegância e rebeldia, traduzindo a essência contemporânea da maison de Miuccia Prada.
Escrito por Emanuelly Maria | Editado por Ana Carolina Gomes