Peças de Juana Martín para essa temporada. Reprodução: Andrés Jím
Beleza,  Moda,  Tendências

Juana Martín: A primavera espanhola na Haute Couture 2024 

Juana Martín define fascínio como a união de elegância, sobriedade e qualidade e nessa temporada a estilista mais uma vez conseguiu imprimir em suas obras de arte a sua percepção.

Juana Martín
Coleção 2024. Reprodução: Oficial/Instagram.

A espanhola Juana é um acontecimento no mundo da moda. De origem cigana, nascida em Córdoba na Andaluzia, carrega a honra de ser a primeira de sua linhagem a ter seu trabalho exposto na semana de alta costura parisiense. A estreia de Juana aconteceu em 2022, na capital francesa com uma coleção carregada de influências culturais de sua região. 

Na última segunda-feira, dia 22, Juana apresentou a coleção “La Rosée” inspirada na primavera espanhola. Durante a estação acontecem inúmeros eventos tradicionais, por isso, a intenção da estilista é conduzir uma experiência que une o frescor da temporada a essas comemorações mais antigas do país. 

“La Rosée”

Juana garantiu a “A La Fédération de La Haute Couture Et de la Mode” que certos cortes e tecidos fazem referência ao florescimento que acontece nessa época. Metais, seda e cristais deram vida aos desenhos de Martín. O frescor é construído por meio do caimento dos tecidos, a pele à mostra e bordados à base de cristais. Inclusive, esses bordados representam o orvalho da manhã de acordo com ela. Juana reuniu todos os recursos possíveis para traduzir em cada peça a tradição e o modo como a natureza se comporta quando a primavera chega à Andaluzia. 

Caldas, ombros destacados, cortes mais retos, laços enormes e artigos oversize que mais pareciam envelopar os corpos das modelos. Além disso, vestidos que deslizam pelo corpo, rendas e transparência evocam sensualidade. As flores estavam por toda a parte e não poderia ser diferente. Veja:

As jóias de Juana Martín

Os adornos escolhidos por Juana deram um toque a mais. A Logana Jewelry e Vivas Carrion Art Milliners ficaram responsáveis pela joalheria. Em metal, flores moldadas nos corpos das modelos lembravam arabescos personalizados. Os acessórios de cabeça marcaram presença, e a grande criadora foi a Vivas Carrion Art. 

A Vivas Carrion Art de Sevilha, e seus head accessories, é uma maison que cria itens exclusivos. A Logana, joalheria de Málaga, oferece produtos feitos à mão, e nos permite dizer que mais uma vez Juana levou itens de sua casa para a temporada de moda dos maiores criadores do mundo. 

Para conferir mais conteúdos da equipe Fashionlismo sobre a Haute Couture 2024 clique aqui: https://fashionlismo.com.br/zuhair-murad-faz-uma-ode-ao-amor-dos-fenicios-pelo-mar-na-alta-costura-2024/

De acordo com Juana, é importante valorizar as tradições e os costumes, ao ser questionada a respeito da união de suas raízes andaluzas e ciganas ao mundo da moda. 

“A beleza das tradições andaluzas inspirou muitos outros designers icônicos […]”, afirmou ela à Fédération de La Haute Couture Et de la Mode. 

Juana Martín 2024. Reprodução: Oficial/Instagram.

O vestido todo prateado com uma bela flor altamente detalhada na parte da frente foi um dos pontos altos do desfile. Sofisticado, a peça foi responsável por encerrar a apresentação.

Escrito por: Isabela Jacoud | Editado: Flávia Pereira

A moda e a beleza sempre tiveram um cômodo no coração da jornalista. Desde pegar o estojo de maquiagem escondido na casa da avó materna até colecionar revistas como Gloss e Glamour, recortar as páginas e colar na porta do armário do seu quarto, Isabella sempre vivenciou esse mundo. Chegar ao ponto de ter seus textos publicados em plataformas voltadas para esse universo é uma oportunidade incrível. Atualmente no Fashionlismo ela é editora de beleza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *