Giambattista Valli leva o Marrocos à Paris em nova coleção de Alta-Costura
Para coleção primavera 2025, o designer italiano volta às suas próprias raízes.
Um dos eventos mais aguardados no calendário parisiense é a semana de Alta-Costura. Dos dias 27 a 30 de janeiro, a cidade está ocupada enquanto presta atenção nas cores e silhuetas apresentadas por grandes nomes do mundo da moda.
Um deles é Giambattista Valli, que encanta o público com um desfile de tirar o fôlego.
Nomeada de “Os Jardins de Ménara” a coleção alta costura de Giambattista Valli homenageia o Marrocos e os jardins icônicos de Marrakesh. A paixão do designer pelo país não é segredo, ele tem ascendência marroquina e teve que revisitar suas raízes para esse projeto.
“Quando você chega ao Marrocos, isso realmente te muda. Você muda de ideia, e muda seu gosto de certa forma, porque você é muito atraído por interiores, por cores, por coisas que às vezes não estão lá quando você está em um ambiente urbano.” Afirmou Giambattista.
As silhuetas são clássicas da marca: vestidos fluídos, muito femininos, cheios de camadas e com um ar romântico, a expressão de seu amor pelo Marrocos. Nas cores, o vermelho e o rosa ganham destaque, inclusive no tão aguardado vestido de noiva, presente na maioria dos desfiles de alta costura. De fato, Giambattista Valli é um mestre quando o assunto são composições volumosas.
“Quando você vê a imensidão de todas essas rosas, [o Marrocos] tem a maior produção de rosas”, disse Valli nos bastidores antes do show, acenando para um vestido rosa volumoso. “Para mim, esse é o tipo de generosidade deste vestido.”
O estilista
Nascido em Roma, o designer formado pela Central Saint Martins começou sua carreira trabalhando com nomes como Roberto Capucci e Fendi. Já em 1995, passou a trabalhar com Krizia-Mariuccia Mandelli em Milão e dos anos de 1998 a 2004 foi responsável por revitalizar a marca de Emanuel Ungaro. No ano de 2005 inaugurou sua própria marca autointitulada e lançou sua primeira coleção de alta-costura em 2011, hoje em dia faz parte da “Chambre Syndicate de la Haute Couture”.
Escrito por: Anna Carolina Oliveira | Editado por: Catarina Di Rienzo