Do Punk ao Soul e R&B: Cinco apresentações que marcaram o Tiny Desk

Michel Zamora/NPR
O Tiny Desk chegou em terras tupiniquins e já conta com as apresentações dos cantores João Gomes, Periclês, Céu e Ney Matogrosso disponíveis no canal do Youtube do Tiny Desk Brasil.
O formato de apresentações intimistas, realizadas num pequeno espaço do escritório NPR, teve início em 2008 onde Bob Boilen, apresentador do Programa All Songs Considered da NPR Music e Stephen Thompson, que ao se sentirem frustrados com o barulho do bar e não conseguirem curtir o show da Laura Gibson, decidiram criar o projeto que hoje é consagrado como um dos mais interessantes e honrosos para artistas da atualidade.
O Tiny Desk completará 20 anos em 2028, se estabelecendo pela sua versatilidade, tanto de estilos quanto de músicos convidados, criatividade e intimismo. Indo de grandes nomes da indústria, como Taylor Swift e Adele à pequenos artistas de diversas partes do mundo, dentre eles, a banda Otoboke beaver e a dupla Ca7riel e Paco amoroso, que foram uma grande descoberta no último ano e vem fazendo sucesso desde então.
O Brasil é o terceiro país a receber uma edição local do projeto, apenas após o Japão e Coreia do Sul. Evidenciando não apenas o potencial do país como epicentro cultural e de consumo de massas, mas também um berço de criatividade e qualidade musical. Onde grandes nomes da música vieram daqui e são inspiração para diversos artistas da atualidade.
Com previsão de 3 temporadas, a versão nacional contará com cinco apresentações em cada período. Mas antes de embarcarmos na experiência brasileira, separamos cinco apresentações que marcaram o Tiny Desk.
Otoboke Beaver
Uma estrela ascendente no cenário alternativo, a banda punk formada por cinco mulheres japonesas tem ganhado o mundo e acaba de realizar um show em solo paulista. Nessa apresentação do Tiny Desk, elas encantam a plateia com seu espírito caótico e destemido.
Doechii
Ganhadora do Grammy de melhor álbum de Rap em 2025, a cantora consegue romper as expectativas com uma apresentação impecável em termos sonoros e estéticos, além da presença de palco fora do comum.
Erykah Badu
Erykah, um ícone da música contemporânea e da moda, entrega uma das apresentações mais intimistas e hipnotizantes da série. Dona de uma voz potente, estilo e uma presença de palco ímpar. É impossível tirar os olhos da cantora durante os 20 minutos de show.
Liniker e os Caramelows
A única Brasileira a se apresentar na edição americana, Liniker e os Caramelos levam seus clássicos para o pequeno escritório da rádio NPR. A apresentação da cantora não foge à qualidade e energia de seus shows no Brasil e mesmo do outro lado da tela, o espectador continua a ser transportado ao casulo de calmaria e aconchego que a cantora transmite ao vivo.
IDLES
O grupo Inglês faz parte de uma nova geração de bandas que vêm regenerando o cenário punk ocidental. IDLES leva toda a energia crua, feroz e disruptiva do punk para o pequeno escritório da NPR.
Escrito por Mina Santiago | Editado por Ana Carolina Gomes


