Carnaval 2026: A Nova Tendência
Estamos diante de um fenômeno que une tradição, turismo e, acima de tudo, autoexpressão. Se você quer saber o que vai estar nas vitrines, nas malas de viagem e nos sofás dos brasileiros, este guia é para você.
Não se fala de outra coisa
O Carnaval de 2026, que acontece (oficialmente) entre os dias 14 e 18 de fevereiro, já se consolida como um dos grandes momentos de engajamento, consumo e audiência no Brasil. Segundo um estudo de audiência conduzido pela Navegg, a maior plataforma de dados sobre comportamento digital da América Latina, o interesse pelo evento registrou um aumento de 44% entre 2024 e 2025. Esse crescimento aponta para uma tendência positiva, reforçando perspectivas ainda mais promissoras para 2026.

Tudo indica que não será apenas uma festa de rua. O estudo revela que o recente interesse sobre o carnaval se relaciona diretamente com o consumo. Os perfis de consumidores está dividido entre aqueles que buscam experiências, viagens, lifestyle e moda.
De olho nas trends
Em anos anteriores o Carnaval era sinônimo de “uniformes”. Quem lembra da febre dos bodies de sereia e tiaras de girassol? Já 2026 marca a era da curadoria pessoal. Segundo o levantamento da Navegg, cerca de 6,1 milhões de brasileiros estão focados especificamente em moda, beleza e acessórios.
Mas o que esse número estratosférico nos diz? O público não quer uma fantasia comprada pronta; ele quer montar expressar sua identidade. E com a antecipação dos ensaios técnicos, já podemos até imaginar o que vai dominar as avenidas e blocos:
- Maximalismo: Esqueça o básico. O foco está em brincos esculturais, ombreiras carregadas de texturas e adereços de cabeça que misturam tecnologia com materiais orgânicos. Sobreposições de biquinis e outras peças também são uma aposta interessante.

- Beleza tecnológica: A maquiagem evoluiu. O interesse por beleza no Carnaval reflete uma busca por produtos de alta performance que aguentem o calor do Sudeste. No entanto, com um toque mais artístico. Pedrarias aplicadas e delineados gráficos são o must-have.

- Brilho consciente: Alinhado ao crescimento de 39% na busca por hábitos saudáveis e naturais, o glitter biodegradável deixou de ser nicho para virar regra. A moda agora brilha sem agredir o meio ambiente.

Para quem busca se destacar em meio aos milhões de foliões, a dica é clara: fuja do óbvio. Use a base do seu guarda-roupa e eleve o look com acessórios que contem quem você é. Afinal, a sua marca pessoal é o seu maior diferencial no meio da multidão.
Destino: Folia!
O interesse por viagens também está em alta, com cerca de 2,1 milhões de usuários, sendo amplamente motivado pela procura por destinos no Nordeste. A intenção de adquirir viagens para a região registrou um aumento de 53% no último ano, consolidando o Carnaval como um dos períodos mais importantes para o turismo no Brasil.
Com esse crescimento a moda praia ganha um novo fôlego. O estilo beach-to-street (do mar direto para o bloco) é a aposta certeira. A dica aqui é investir em biquínis que funcionam como tops em composições com saias de paetê. O linho e o crochê também são imbatíveis para a união de frescor e elegância. Além disso, tons solares como laranja vibrante e azul turquesa podem elevar o look e dar um toque de verão e carnaval.

Embora o Nordeste seja o sonho de viagem, o Sudeste (SP, RJ e MG) continua sendo o epicentro do consumo e onde as tendências de street style nascem e se espalham para o resto do país.
O novo folião
Uma mudança de comportamento chamou a atenção: 46% dos consumidores pretendem reduzir o álcool. Esse perfil se une a um segmento de menor em volume, mas que está em crescimento: o de famílias com crianças. Esse público soma cerca de 186 mil usuários, refletindo a expansão de blocos e eventos com perfil mais familiar e voltados ao consumo consciente.

Além disso, a busca por alimentação saudável subiu 39%. A necessidade de curtir um carnaval mais saudável e consciente se reflete na moda através de pochetes térmicas para água, tênis de alta performance e roupas com proteção solar UV, já que o foco é o bem-estar durante o dia. Wellness é o novo chic.
Bloco “Unidos do edredom”
Nem todo mundo quer o fervo da rua. O estudo da Navegg mostra que quase 3 milhões de brasileiros preferem o conforto de casa em 2026. Mas quem disse que para maratonar sua série favorita você não precisa de estilo?
A tendência nesse caso é o Loungewear de Luxo. Conjuntos de cetim, pijamas fashionistas e sandálias nuvem. Nem só de suor e asfalto vive o brasileiro, mas ficar em casa não é desculpa para não se “enfeitar” também.

Seja você a pessoa que vai brilhar no Sambódromo, a que vai pular no bloco de rua em São Paulo, ou a que vai aproveitar o ar-condicionado com um bom delivery, o Carnaval 2026 é sobre escolha. A moda este ano serve como uma ferramenta para tornar essa experiência (seja ela qual for) mais autêntica.
E, para ficar por dentro das novidades sobre conteúdos do mundo da moda, não deixe de acompanhar o Fashionlismo!
Escrito por Lorena Freire | Editado por Ana Carolina Gomes


