A busca pelo autocuidado na internet
Conteúdos na internet sobre autocuidado influenciam na busca por uma vida saudável
Durante a pandemia de Covid 19, iniciamos a busca pelo autocuidado e aderimos à uma rotina mais saudável, onde nossos hábitos foram modificados, pensando em nosso bem-estar.
O isolamento vivido pela Covid nos mostrou como o ato de se cuidar é importante. Sendo assim, muitos de nós passamos a comer alimentos mais saudáveis, praticar mais exercícios e cuidar mais da aparência e da mente.
Após os períodos mais críticos da doença, muitas pessoas mantiveram os hábitos saudáveis desenvolvidos durante a quarentena.
Segundo o TikTok Creative Center, nos últimos 4 meses, a hashtag autocuidado foi a mais procurada na indústria de beleza e cuidado pessoal, no Brasil.
Vídeos sobre beleza, saúde física e saúde mental são bastantes consumidos pelos internautas no Instagram e no TikTok.
Sobre beleza
Diversos conteúdos de beleza estão disponíveis na internet. Por meio das hashtags podemos ver que os vídeos com indicações de produtos e dicas de beleza estão muito em alta.
No TikTok, a hashtag indicando “produtos” tem mais de 1 milhão de visualizações, e a hashtag “dicas de beleza”, conta com 2,5 bilhões de visualizações.
Dentro da comunidade de beleza do TikTok encontramos assuntos diferentes sobre autocuidado. Esses temas vão de cuidados capilares à cuidados com a pele do rosto e do corpo.
Cada um desses materiais apresentam itens específicos para cada tipo de pele e cabelo, o que os tornam inclusivos.
Influenciados pelos conteúdos, muitas pessoas passaram a investir em produtos profissionais para o cabelo e para a pele, e seguem uma rotina de cuidados.
Sobre autocuidado e saúde física
Certamente, temas sobre alimentação saudável e atividade física são os mais procurados entre os jovens que querem buscar um estilo de vida mais sadio.
Dessa forma muitas pessoas influenciadas por esses novos hábitos, passaram a adotar, por exemplo, a alimentação muito mais colorida e nutritiva, diminuindo até mesmo, o consumo de bebidas alcoólicas, e alimentos gordurosos e inadequados.
A boa alimentação é uma valiosa dica de autocuidado, pois ela auxilia na saúde física e mental, além de refletir os bons hábitos na aparência, resultando em uma pele mais limpa e cabelos mais hidratados.
Sobre saúde mental
A saúde mental entrou em pauta nos últimos anos. Um assunto que não era muito comentado, e era considerado “besteira” por várias pessoas, eventualmente, passou a ser repensando durante a quarentena, onde a questão psíquica da grande maioria foi afetada.
Fabiana Silva é psicoterapeuta transpessoal, e acredita que a temática ligada à área da saúde mental seja de extrema importância, considerando que nem todo mundo tem condições financeiras de cuidar dessa parte:
“Acho importante cada vez mais a gente nesse lugar de fala (psicoterapeutas e psicólogos), trazer mais conteúdos para a internet, porém têm suas ressalvas. Não dá para colocar todo mundo dentro de um pacote e dizer, essa é a fórmula”, alerta a terapeuta.
A profissional Fabiana defende a busca por profissionais da área. Assim como nós devemos defender também, já que a saúde mental se relaciona com todas as áreas de autocuidado, e por se tratar de algo tão importante, devemos buscar ajuda profissional.
Dicas cruciais para o autocuidado
Além dos itens já citados na matéria, temos os vídeos de glow up e that girl que reúnem todas as dicas de autocuidado, e te incentivam na busca pela sua melhor versão.
Quando pensamos em mudar o estilo de vida temos que nos planejar. Pensando nisso, reuni dicas importantes para te ajudar na hora de se cuidar.
Seguem 3 dicas cruciais para iniciantes na prática do autocuidado:
- Consulte bons médicos:
Com toda a certeza, as consultas médicas são muito importantes para descobrir o que se adapta melhor para você e sua rotina, as precauções e os limites de uma pessoa;
- Nem todos os truques servem para você:
Essa sugestão complementa a primeira, uma vez que os produtos e as dicas que vemos na internet não servem para todos. Portanto, eles podem funcionar em algumas pessoas, e em outras, não;
- Não tenha medo de testar:
Viu algum produto que achou interessante, mas ficou com medo de que ele não funcione em você? Faça testes, compre o produto, tente achar uma miniatura ou pegar emprestado de alguém, pois você nunca vai descobrir se ele funciona, sem ao menos, testar.
Escrito por: Isis Madureira | Editado por: Clara Molter Bertolot
2 Comentários
Pingback:
Pingback: