NYFW: Principais destaques para o verão 2024
NYFW – A semana de moda de Nova York verão 2024 encerrou na quarta-feira (13/09), e contou com o retorno de Ralph Lauren, marcado pela modelo Christy Turlington, ao desfilar num lindo vestido dourado. Além disso, teve a estreia de Peter Do como diretor criativo da Helmut Lang, com uma coleção carregada de referências aos anos 1990. Da mesma forma, a grife brasileira PatBo realizou um desfile deslumbrante, maravilhoso, emocionante e totalmente inspirado nos anos 1970.
Porém, durante o desfile da Coach, que optou por se apresentar fora do calendário oficial, realizado na última quinta-feira (07/09), em Nova York, duas manifestantes da PETA realizaram um protesto, onde invadiram a passarela. Enquanto uma usava uma pintura corporal que representava os músculos com a inscrição Coach, a outra segurava um cartaz que dizia: “Coach: couro mata”. Logo após a manifestação, as duas foram retiradas do desfile.
Confira os principais destaques
Coach
A Coach optou por se apresentar fora do calendário oficial, na Biblioteca Pública de Nova York. Além disso, Stuart Vevers apresentou uma coleção que transmite jovialidade e otimismo, para marcar seus 10 anos na direção criativa da marca.
Só para ilustrar, a sua coleção contou com blazers e jaquetas oversized, rendas, transparência, silhuetas sob medida, e malhas, saias e vestidos com comprimentos longo e midi. Peças handmade em couro e com um mood vintage tiveram destaque, pois estas peças fazem parte do programa Coach (Re)Loved, que utiliza materiais e tecidos de coleções anteriores.
As bolsas despertaram bastante atenção – principalmente as com formato de laço e pato -, pois traziam uma vibe divertida ao styling e que contou com novas representações acolchoadas das bolsas Tabby e Shapes.
Helmut Lang
Na sexta-feira (08/09), Peter Do fez sua estreia como diretor criativo da Helmut Lang na NYFW. Uma escolha fantástica para o papel, já que Peter sempre desenvolveu em suas coleções uma estética minimalista – assim como Helmut fez durante seu auge nos anos 1990.
Intitulada “Born to Go”, a coleção manteve-se fiel às silhuetas elegantes e simples enraizadas no minimalismo dos anos 1990. Foram trabalhadas também muitas referências aos designs originais de Lang.
O amarelo dos táxis nova-iorquinos presente em camisas, vestidos e faixas diagonais, que lembram cintos de segurança, junto a T-shirts estampadas apenas com frases de Ocean Vuong, deixam claro a referência aos antigos anúncios que Lang colocou em cima dos táxis da cidade.
Além do amarelo, a cor fúcsia estava presente em muitas das peças, assim como a coleção de outono de 1994. Peter Do soube muito bem elevar um guarda-roupa utilitário e evocar o passado da grife. Helmut Lang está em boas mãos.
Ralph Lauren e seu retorno na NYFW
Coleção de Ralph Lauren SS24 (Reprodução/Instagram)
Logo após quatro anos sem desfilar na semana de moda, o retorno de Ralph Lauren para o calendário oficial na NYFW foi simplesmente magnífico. O desfile contou com convidados como Jennifer Lopez, Maddie Baby, Sofia Richie Grainge, Julianne Moore e entre outros. Além disso, o casting incluiu grandes nomes como Adut Akech, a super model Christy Turlington — que encerrou o desfile com maestria, vestindo um vestido dourado de um ombro só —, Imaan Hammam e Natalia Vodianova.
Já no primeiro look, nota-se um styling básico, com uma camisa listrada — super tendência para o verão 2024 —, uma calça jeans com estampa floral, cinto com a logo da grife e uma bolsa. Em seguida, outros looks reforçam o jeans, como o corset, a calça cargo, jaquetas, blazer e saias longas.
Os acessórios são a must-have dos looks, com várias camadas de colares, cintos grossos e brincos que se destacam por si só. Vale ressaltar que os bordados, aplicações e plumas, presentes na coleção, são detalhes que fazem toda a diferença. A alfaiataria bem estruturada, com cores neutras, listras e um ar de leveza trouxe sofisticação para a passarela.
Mas, as peças com um mood boho chic ganharam meu coração. Kimonos longos, peças com franjas, o couro, vestidos fluidos, peças com muito brilho e na cor dourada contrastando com peças de cores neutras, chapéus a la cowgirl, ponchos e tricôs.
Além do dourado, outras cores que chamaram atenção foram a junção do roxo com o verde. Muitos looks remetiam a década de 1970, porém repaginados. Portanto, o verão 2024 da Ralph Lauren está repleto de muito glamour e leveza. Confesso que foi um dos meus favoritos — até agora. Que desfile!
PatBo brilhou na NYFW
Coleção de Patricia Bonaldi para a PatBo SS24 (Reprodução/Instagram)
Um dos desfiles mais aguardados da NYFW: o da grife brasileira PatBo. Para a coleção de primavera/verão 24, intitulada como “Tropicália”, a diretora criativa Patricia Bonaldi trouxe uma interpretação do espírito cativante e vibrante do Brasil na década de 1970, mas com uma visão mais moderna.
Segundo a estilista, na conta do Instagram da marca, em cada peça Tropicália é reafirmado o poder da criatividade brasileira e a capacidade da marca de contar narrativas por meio da moda.
Um dos códigos de Bonaldi, são os trabalhos manuais, feitos com muita maestria. Os bordados e as miçangas fazem uma ode ao handmade. A coleção está repleta de cores vibrantes e neutras. De neutras, temos o branco e o bege, e de vibrantes, temos o verde e detalhes em dourado. Há também a presença de rendas, brilho, drapeados, tricôs, e o principal: franjas! Muitas franjas, principalmente em kimonos, nas barras de saias e decorando vestidos. Além disso, algumas peças continham penas e plumas, trazendo leveza à passarela.
Entretanto, no queisto sobre beleza, Patricia contou com as colaborações de Bruna Tavares, Simple Organic e Braé Cosmetics, parcerias que lançam tendências para o universo beauty. Agora, quem assinou a cenografia foi a decoradora Luiza Fiorito, que montou um cenário que casa muito bem com a coleção.
A modelo Rita Carreira foi um dos principais destaques na NYFW. Ela desfilou um biquíni todo decorado, com um kimono do mesmo tecido e com franjas, simplesmente maravilhosa. Foi um desfile emocionante e maravilhoso!
Altuzarra
Coleção de Joseph Altuzarra para sua marca Altuzarra SS24 (Reprodução/Instagram)
Na última segunda-feira (11/09), Joseph Altuzarra apresentou em seu desfile na NYFW uma coleção com um toque urbano e moderno. Sem dúvida, a tendência de peças mais fluidas, como saias e vestidos, esteve muito presente nos desfiles desta temporada, e se tornou atemporal.
E para Joseph Altuzarra, não seria diferente, mas ele trouxe para a passarela um toque a mais. Além das saias e vestidos fluidos, as demais peças vieram acompanhadas de uma camisaria sofisticada. Nesta coleção, Joseph apresentou peças bem urbanas e modernas que valorizam o conforto, algo considerado essencial na moda atual.
Michael Kors
Coleção de Michael Kors SS24 (Reprodução/Instagram)
À beira do rio da cidade de Nova York, Michael Kors nos apresentou a sua coleção na NYFW com um gostinho de resort. Todas as modelos pareciam estar vestidas como se tivessem passado o verão na praia.
De Saint Barths a Saint Tropez, Capri a Cali, Sydney a Cingapura”, como diziam as notas do desfile.
Ainda assim, Michael Kors disse que esta última coleção é “dedicada à memória de todas as viagens marcantes que fiz com a minha mãe”. Ele complementa: “As férias enchem nossas vidas de família, amizade, paz, alegria, romance, risos e inspiração”.
Por mais que a renda tenha sido o carro-chefe e cores como bege, branco e preto, a coleção ainda apresentou leves toques de anos 1960 e 1970.
Area trouxe glamour na NYFW
Coleção de Piotrek Panszczyk e Beckett Fogg para a Area SS24 (Reprodução/Instagram)
A princípio, a marca fundada em 2014 pelos designers Piotrek Panszczyk e Beckett Fogg, apresentou uma mistura de peças de alta costura e ready-to-wear, inspiradas nos instintos primitivos da espécie humana, ao longo de sua evolução, através da história da moda, começando com dois materiais principais: ossos e peles.
Banszczyk começou investigando a pele, examinando como o material foi historicamente usado para o calor e seu desenvolvimento com o passar do tempo como um objeto de glamour, desejo e riqueza. Nenhum animal foi prejudicado na confecção da coleção.
Em vez disso, trouxe uma nova visão sobre peles artificiais na forma de jacquard de seda, trompe l’oeil, crepe viscose e looks de jeans feitos de impressões de peles fotocopiadas. Enquanto isso, os adornos da marca fizeram referência a alguns dos primeiros acessórios do mundo, os ossos.
As modelos usavam cabelos bagunçados e armados, uma referência aos neandertais, e muitos dos rostos foram cobertos com máscaras cristalizadas. Referindo-se às ferramentas de sobrevivência do passado, Area nos apresentou uma coleção para um futuro utópico.
Khaite
Coleção de Catherine Holstein para a Khaite SS24 (Reprodução/Instagram)
A coleção da Khaite para o verão 2024 na NYFW esteve repleta de elegância, sensualidade e ousadia. Com uma iluminação que trouxe um ar de mistério, as modelos desfilaram peças em couro, franjas, drapeados rusching, e mangas volumosas, que fazem referência anos anos 1980, e peças oversized.
Algo que chama atenção das criações de Catherine Holstein, são as cartelas de cores neutras, porém, desta vez, ela deu um toque de cor com um vermelho vibrante. Os vestidos fluidos trazem leveza para a coleção, o que faz um contraponto com os looks mais pesados e rígidos das peças de couro.
Escrito por: Flávia Pereira, Catarina Lourenço e Gabriella Rodrigues | Editado por: Ellen Ribeiro Tinoco
3 Comentários
Pingback:
Pingback:
Pingback: